Atualidades

Mensagem por ocasião das eleições 2014: “Pensando o Brasil”

coletiva1Uma Coletiva na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em Brasília (DF), nesta quarta-feira, dia 14 de maio, às 9h, pretende reunir a Imprensa, órgãos e instituições afins, em torno do tema Copa do Mundo e Tráfico de Pessoas. O objetivo é lançar na Capital Federal, a Campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, uma iniciativa da Rede um Grito pela Vida da CRB Nacional.

De acordo com as organizadoras, a Coletiva visa sensibilizar e informar a sociedade civil, em especial os grupos mais vulneráveis sobre o Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual. Objetiva ainda, alertar sobre o risco do crescimento do crime e outras formas de violação dos Direitos Humanos durante megaeventos como a Copa do Mundo e enfatiza o tema da Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Coordenadora Nacional da Rede, a socióloga e religiosa, Eurides de Oliveira falou sobre a importância e o significado do evento. “Lançar a Campanha de prevenção ao Tráfico antes e durante a Copa de 2014 é uma oportunidade singular para dar maior visibilidade ao problema do Tráfico, momento de contribuir para coibir o seu crescimento e chamar a atenção da população para este crime que existe em dimensões tão abrangentes, mas que é bastante invisível para a sociedade”, disse.

Informações do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), revelam que cerca de 600 mil visitantes estrangeiros e 3 milhões de viajantes nacionais deverão circular no país em busca de diversão durante a Copa do Mundo.

Copa do Mundo preocupa a Igreja e o Estado

Em entrevista à Folha de São Paulo, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo U. Steiner, disse que a Igreja está preocupada com o aumento do Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual durante a Copa do Mundo. “Sabemos que o Tráfico e Exploração Sexual podem aumentar durante a Copa pela presença de estrangeiros e de brasileiros viajantes”, relatou.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Humano, deputado Arnaldo Jordy, em entrevista exclusiva à CRB Nacional afirmou que o governo também está preocupado com o crescimento do crime durante o evento. “A Copa do Mundo é uma preocupação por causa das obras, por causa do mercado de trabalho escravo e porque esse mercado da prostituição cresce em grandes eventos, pois, a circulação de dinheiro é maior e o mercado também se aquece, mas estamos falando do bem jurídico mais importante que é a vida humana”, afirmou.

Acrescentou ainda que, a CPI encaminhou um conjunto de medidas aos governos dos Estados para ampliar e melhorar a rede de enfrentamento do crime. “Aparelhar melhor o Estado, providenciar o cadastro único nacional que não temos, melhorar o diálogo entre as policias federais e estaduais e criar órgãos que possam fiscalizar e atender as vítimas de forma mais eficaz”, concluiu.

Participam da Coletiva

Dr. Marcello Lavenère Machado – Membro vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Advogado e consultor jurídico em Brasília; Professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB); Ex-professor da Escola Superior do Ministério Público; Autor do pedido de Impeachement do presidente Fernando Collor de Mello.

O Secretário geral da CNBB, Dom Frei Leonardo Steiner, ofm. Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix (MT), o religioso da Ordem dos Frades Menores, desde 2011, é o secretário geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Irmã Eurides de Oliveira, socióloga e coordenadora nacional da Rede Um Grito pela Vida da CRB Nacional – Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil; Missionária da Congregação das Irmãs Coração de Maria, socióloga. Porto Alegre-RS

Irmã Maria Inês Ribeiro – Vice-presidente da CRB Nacional, que representa o presidente da Conferência, Irmão Paulo Petry; Religiosa da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino. Reside em Aparecida – SP.

Annie Carvalho – Assistente Social da Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça do Ministério da Justiça em Brasília (DF).

Para participar na Coletiva a organização sugere que o credenciamento seja feito na sede da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, através do e-mail: comunicacao@crbnacional.org.br ou por telefone: (061)3226 55 40/8424 02 42

Saiba mais: Blog da Rede um Grito pela Vida

Fonte: www.crbnacional.org.br

Por Rosinha Martins

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Lutero e sua marca na História

Inauguração da Centro de Evangelização do Shalom Bela Vista

Papa Francisco pede fim de armas nucleares

Presidente da CNBB foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo 2018

Editorial – novembro 2017: “Ano do Laicato no Brasil”


QR Code Business Card