Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Halleluya

Foto: Comunidade Shalom

O Festival Halleluya de 2023, promovido pela Comunidade Católica Shalom, terá uma programação especial para celebrar o aniversário de 25 anos com mais de 30 atrações. Ao longo dos anos, o evento cresceu consideravelmente, precisou, inclusive, mudar de lugar para acolher mais gente. A seguir, confira um breve histórico da festa que nunca acaba na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Vale destacar que, com o passar do tempo, o Halleluya passou a ter edições em outras cidades do Brasil e até mesmo em outros países.

1997

A primeira edição do Festival Halleluya ocorreu em 1997 no anfiteatro do Parque do Cocó e contou com a presença de mais de sete mil pessoas por dia, segundo a Polícia Militar.

1998

A segunda edição do Festival Halleluya contou com a participação de diversos ministérios de música de Fortaleza e de outros estados. Durante o dia, foi realizado o Halleluya Beach na Praia do Futuro com jogos e outras atividades na praia.

1999

A terceira edição contou com público superior a 29 mil pessoas por dia. O evento ocorreu no Parque do Cocó. Foi o primeiro ano de atividades do Halleluya Kids, espaço temático para as crianças.

2000

O primeiro Halleluya com o slogan “A festa que nunca acaba”. O último dia do Halleluya foi marcado pelo lançamento da campanha “Dê um Sinal de Paz”. O objetivo era fazer com que cada um se sentisse responsável e capaz de contribuir com a paz no mundo.

2001

Já em sua quinta edição, o Halleluya conseguiu atrair cerca de 35 mil pessoas por noite. Nesse ano, as bandas que se apresentaram foram: MountZion, Mensagem Brasil, Ziza Fernandes, Dominus, Fábio de Melo, Maninho, Walmir Alencar, Banda Bom Pastor, Celina Borges, Nova Aliança, Suely Façanha, Luiz Carvalho, Dunga, Ricardo Sá, Flavinho, Ir. Kelly Patrícia, Ministério de Música Shalom, Banda Vitória, Filhos de Davi e Comunidade Recado.

2002

Em termos de estrutura, o Halleluya 2002 contou com muitas novidades. A melhor delas, sem dúvida, foi uma tela de 300 polegadas instalada no fundo do palco e os efeitos de animação computadorizados que a cada dia davam um show à parte.

2003

Nesse ano, o Halleluya teve o seu primeiro site exclusivo, na época, com o domínio “a festa”. O principal destaque foi a presença do cantor mexicano Martin Valverde. O público na noite de sábado foi de 60 mil pessoas, um recorde. Foi o ano no qual iniciou a parceria com o Cento de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) no trabalho de captação de bolsas de sangue.

2004

Foi nesse ano que surgiu a Praça da Misericórdia – hoje conhecido como Espaço da Misericórdia. A Comunidade Católica Shalom lançou a banda Alto Louvor, direto da Bahia. Hoje é uma das atrações mais aguardadas do Halleluya.

2005

O Parque do Cocó não comportava mais o público e, então, o evento foi transferido para o Condomínio Espiritual Uirapuru, mais conhecido como CEU. Foi sucesso total. O público chegou à marca dos 350 mil participantes em cinco noites de realização.

2006

O Festival Halleluya reuniu 450 mil pessoas e 20 bandas católicas, vinda de várias partes do País no palco principal montado no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Foram arrecadadas mais de três toneladas de alimentos não perecíveis.

2007

Um dos destaques desta edição foi a exposição das Relíquias de Santa Margarida Maria de Alacoque e uma exposição que marcou os 25 anos de ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom.

2008

Com um público de 650 mil pessoas, aconteceu a Gravação, ao Vivo, do DVD do Ministério Adoração e Vida no Halleluya.

2009

Naquele ano, passaram 670 mil pessoas pelo evento nas cinco noites de realização. Houve pela primeira vez a exibição do espetáculo “O Canto das Irias” vindo da cidade de Natal.

2010

Foi nesta edição que nasceu o Halleluya Adventure, local dedicado aos esportes radicais no qual 115 atletas competiram nas modalidades “street skate”, “bmx”, patins, entre outros. A banda Missionário Shalom (MSH) lançou o CD “De Malas Prontas” e Davidson Silva lançou o CD “Tomé”. O destaque foi para a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré que reúne todos os anos uma multidão no Círio de Nazaré em Belém/PA.

2011

Com o tema “Solte a Sua Voz”, o Halleluya atraiu durante os cinco dias de evento, 970 mil pessoas para o CEU. Destaque para a banda de rock católico Rosa de Saron. A grande novidade do evento daquele ano foi a criação do Festival de Artes Integradas de música, teatro e dança que contou com 125 artistas inscritos.

2012

O Festival Halleluya completou 16 anos de atividades e ainda marcou a comemoração dos 30 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom, idealizadora e promotora do evento.

2013

O evento fez parte da programação da Pré-Jornada, semana que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro. Contou com a presença de diversos peregrinos do mundo inteiro.

2014

A grande novidade foi o novo logotipo: uma marca moderna que passa a imagem do evento de forma clara. Com o tema #NovoHalleluya, o público aderiu e elogiou a nova marca.

2015

Os 21 artistas que passaram pelo palco principal do Festival Halleluya 2015 e as atividades dos oito espaços temáticos atraíram um público superior a um milhão de pessoas. A banda Missionário Shalom (MSH) gravou o DVD 180 graus, primeiro de sua carreira: O número de bolsas de sangue arrecadadas superou as expectativas e chegou a 844 bolsas. Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pela TV para todo o Brasil.

2016

A solidariedade se tornou ao longo dos anos uma das principais marcas do Halleluya. Por isso, na celebração de 20 anos do evento, foi criado o Espaço Vida. No local, houve coleta de alimentos não perecíveis, doação de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), além de uma programação com palestras e triagem que visava à prevenção e ao combate às drogas. Houve ainda nesse ano o Festival Halleluya na Cracóvia, por ocasião da JMJ 2016.

2017

Nesse ano, o Festival Halleluya ganhou uma loja física em um dos principais shoppings da capital cearense. No local, o público tinha acesso a diversos produtos da marca Halleluya. 

2018

O evento passou a ter mais de 300 horas de atrações para o público. Nesse ano, foi lançada a campanha “Você faz o Halleluya” com o intuito de arrecadar recursos para ajudar a custear o festival. 

2019

Nesse ano, foi lançada a primeira edição da HalleNews, revista digital do festival com os principais destaques de cada noite do evento. Houve ainda a edição do Festival Halleluya na JMJ no Panamá.

2020

Não houve Festival Halleluya de forma presencial por conta da pandemia de Covid-19. Entretanto, a Comunidade Católica Shalom promoveu uma edição virtual do evento.

2021

Ainda devido à pandemia, o Festival Halleluya aconteceu de forma virtual. Dessa vez, a estrutura do evento foi ampliada e diversos artistas participaram de show em um grande estúdio montada para o festival. 

2022

O Festival Halleluya voltou a ser realizado no CEU. Foi uma edição marcada pelo encontro, pois há dois anos o público estava disperso e isolado por conta da pandemia. Nesse ano, o festival reuniu novamente milhares de pessoas nas cinco noites.

2023

Ainda numa perspectiva de retomada, o Festival Halleluya volta a oferecer diversos espaços para o público na sua edição de 25 anos. Entre as novidades, está o “Show 25 anos” em que diversos artistas católicos entoaram louvores pelos feitos do Senhor na vida de cada pessoa alcançada pela ação de Deus no Halleluya.

Fonte: Comunidade Shalom

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais