Palavra

Pilar da Palavra: iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral.

Para promover a iniciação à vida cristã e a animação bíblica da vida e da pastoral, as DGAE indicam que “a centralidade da Palavra de Deus na vida das comunidades cristãs é fundamental para a identificação e configuração com Jesus Cristo” (n. 146).

A nova evangelização, que comporta uma efetiva iniciação cristã e a consequente renovação comunitária, só será possível se nossas práticas forem iluminadas pela Palavra de Deus, fonte de animação da vida e da pastoral.

Em Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em sintonia com as DGAE 2019-2023, a Arquidiocese decidiu, a partir de nossa realidade e das nossas necessidades para o Pilar da Palavra, e agora propõe às Regiões Episcopais, às Paróquias e Áreas Pastorais, às Pastorais Arquidiocesanas, às Pastorais Sociais, CEBs e Organismos, ao Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais, ao Conselho Arquidiocesano de Leigos e à Conferência dos Religiosos, as seguintes Ações Evangelizadoras.

Ações Evangelizadoras para o Pilar da Palavra:

1. Implantação ou fortalecimento de Centros de Estudo sobre a Palavra de Deus, em parceria com os diversos Centros Formativos (Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), Escola de Pastoral Catequética (ESPAC), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Escola de Líderes – Shalom, Nova Jerusalém…), presentes na Arquidiocese de Fortaleza.

2. Acesso à Sagrada Escritura, assumindo-a como alma da missão. Cada pessoa não só deve ter uma Bíblia, como deve ser ajudada pela comunidade a fazer dela fonte de estudo, oração, celebração e ação.

3. Criação ou fortalecimento da formação integrativa (Bíblia, Iniciação à Vida Cristã, Doutrina Social da Igreja e Missão), nas Comunidades Eclesiais Missionárias da Arquidiocese, numa atitude sinodal.

4. Implementação e dinamização da Leitura Orante, como método, por excelência, nas Comunidades Eclesiais Missionárias, nos Círculos Bíblicos, Grupos de Rua, para o contato pessoal e comunitário com a Sagrada Escritura.

5. Implantação e fortalecimento da Iniciação à Vida Cristã, de inspiração catecumenal, com a necessária reformulação da estrutura catequética e litúrgica.

6. Utilização do potencial das Redes Sociais, desenvolvendo e difundindo aplicativos, para que a Palavra alcance todas as pessoas em qualquer situação.