Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Papa Francisco aceita renúncia de dom Francisco Canindé e nomeia novo bispo para Petrolina (PE)

O Papa Francisco atendeu o pedido de renúncia de dom Francisco Canindé Palhano e nomeou nesta quarta-feira, 24 de abril, dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, atual bispo de Caicó (RN), como bispo de Petrolina (PE). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao dom Francisco Canindé Palhano e saudação a dom Antônio Carlos Cruz Santos.

Agradecimento a Dom Francisco Canindé Palhano

Estimado irmão, Dom Francisco Canindé Palhano,

Ao recebermos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral de Petrolina, em Pernambuco, unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 18 anos como bispo, 12 dedicados dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Bonfim (BA) e seis ao povo de Deus na centenária Igreja em Petrolina (PE).

Sua dedicação na construção de uma Igreja fiel ao magistério e à doutrina e comprometida com o anúncio do Evangelho são motivos de louvor ao ressuscitado. Com o salmista, exultamos ao Senhor para que as nações vos glorifiquem e cantamos as maravilhas que tem realizado também por meio de seu ministério episcopal.

Seja esta nova etapa repleta de saúde e de alegrias, Naquele que vos chamou.

Em Cristo,

Saudação a Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como bispo da diocese de Petrolina, no sertão Pernambucano. Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta centenária diocese.

Sob a intercessão de Nossa Senhora dos Anjos, padroeira da diocese, elevamos a Deus o agradecimento por sua doação à Igreja na certeza de que sempre O anunciou, como diz Jesus no Evangelho de hoje: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais