Tráfico de pessoas

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

“São graves as questões do Tráfico de Pessoas e do Trabalho Escravo no Brasil”, afirmou o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, na abertura do 2º. Seminário Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo que aconteceu no dia 11 de agosto, próximo passado, em Brasília. O evento foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio do setor de Mobilidade Humana, juntamente com o Ministério da Justiça. O Grupo de trabalho “Tráfico de Pessoas” da CNBB está preocupado com o aumento do número de vítimas. Segundo dados oferecidos pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e CRIME (UNODC): “o tráfico de pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas, com cerca de 2,5 milhões de vítimas em todo o mundo e movimentando 32 bilhões de dólares por ano”. Muitas pessoas não têm noções claras sobre em que consiste tráfico de pessoas. Foi definido assim: “O tráfico de pessoas ocorre quando seres humanos são negociados, transportados, recrutados ou aliciados para fins de exploração”. Casos como trabalhos e serviços forçados, exploração sexual, por meio de prostituição, e remoção de órgãos são as mais freqüentes finalidades do tráfico de pessoas. Aqui no Ceará, as vítimas, em sua maioria, são mulheres e adolescentes, de 15 a 25 anos, bem como crianças e homens. Normalmente as vítimas que são iludidas por falsas promessas são pessoas de pouca escolaridade e de baixo nível de classe social. O modo de aliciamento mais comum é convencer as vítimas com o argumento de uma vida melhor de boa remuneração no exterior ou em outros estados aqui no Brasil.

O aliciamento acontece frequentemente em boates, casas noturnas, casas de massagem, motéis e prostíbulos etc. Os criminosos nesta área também usam classificados em jornais, revistas e até na Internet para enganar as vítimas. É muito importante alertar pessoas contra este terrível crime que tem penas de 3 a 8 anos de reclusão. Pessoas sempre devem desconfiar de promessas de bons empregos, altos salários, emprego de modelo etc. Se a pessoa vai ao exterior nunca deve entregar o passaporte a pessoas que não são de sua total confiança. É vital também se comunicar com a embaixada ou consulado do Brasil no exterior.

Aqui no Ceará o Governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Cidadania e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas estão fazendo um grande esforço para combater este tipo de tráfico e especialmente a exploração sexual. Há fiscalização constante de barracas de praias, casas noturnas, casas de massagem e outros envolvidos no Tráfico de Pessoas aqui no Ceará. A colaboração é vital no combate o Tráfico de Pessoas. A denúncia é uma das principais maneiras de lutar contra o tráfico de pessoas. É importante juntar informações para a polícia. Podemos denunciar casos suspeitos ao: Governo do Estado do Ceará (85) 3454.2199 ou a Polícia Federal (Nacional) (61) 2024.8044. O Ministério da Justiça prorrogou até o dia 14 de setembro o processo de consulta virtual para a elaboração do 2º. Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O Plano será concluído até o final de 2011 com as estratégias, ações e metas para enfrentar o crime no Brasil.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB Regional NE 1 (Ceará)

Uma resposta

1. Você não sabe o que está falando. As pessoas não são traficadas porque querem! Todos correm atrás de um bom emprego, de uma boa oportunidade. E isso não é errado, pelo contrário, é natural e até é louvavel que as pessoas corram sempre de algo melhor. Mas é aí que entram esses traficantes que se aproveitam da ingenuidade e ignorância de muita gente para iludi-las com falsas promessas de emprego, trabalho de modelo ou bolsas de estudo! É absurdo dizer que a culpa é das vítimas.