Conheça Padre Rafael Solano, facilitador do Encontro do Clero 2024

Na pacata cidade de Neiva, sul da Colômbia, no dia 12 de julho de 1969, nascia José Rafael Solano Duran, fruto da união abençoada entre o Sr. Urso Solano e a Sra. Ines Duran.

Sacerdote demonstra grande desenvoltura ao abordar temas sensíveis da atualidade.

Hoje, popularmente conhecido como Pe. Rafael Solano, sua jornada espiritual começou aos 18 anos, quando ingressou no Seminário Maior em Bogotá.

No coração do Brasil, mais precisamente no Estado do Paraná, na cidade de Londrina, Pe. Rafael encontrou o caminho que o levaria à Ordenação Presbiteral. Foi na imponente Catedral do Coração que Dom Albano Cavalin, pela imposição das mãos, o consagrou como sacerdote, revelando a Pe. Rafael a sagrada missão de ser um mensageiro divino entre os homens.

Dotado de uma busca incessante pelo conhecimento teológico, Pe. Rafael Solano trilhou uma sólida formação acadêmica. Graduado em Teologia pela Pontificia Universidad Javeriana, mestre e doutor pela Pontificia Università Gregoriana, e com um PhD em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, suas credenciais refletem a dedicação incansável à compreensão dos desígnios divinos.

Atualmente, Pe. Rafael é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor visitante na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Seu campo de atuação vai além das salas de aula, abraçando a cátedra de Ética da Sexualidade e contribuindo para o Instituto Ciência e Fé da PUC-PR.

Engajado na reflexão sobre temas contemporâneos, Pe. Rafael Solano destaca-se como consultor da CNBB no setor vida e família. Sua expertise em Teologia Moral e Bioética é compartilhada como professor na PUC (PR), Campus Londrina, onde inspira novas gerações a questionarem e compreenderem a fé em sintonia com os desafios do mundo moderno.

No Encontro do Clero 2024 da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Rafael Solano convida os participantes a embarcarem em uma jornada de reflexões éticas permeadas da antropologia cristã. Com uma abordagem leve, mas profundamente significativa, Pe. Rafael guia os participantes na superação do medo, promovendo um aprofundamento sobre as patologias emocionais que podem afligir aqueles que dedicam suas vidas ao serviço religioso.

Nessa atmosfera de acolhimento e compreensão, a experiência do Encontro não apenas fortalece os laços fraternos, mas também ilumina caminhos de renovação e crescimento espiritual aos presbíteros e diáconos desta Igreja Local.