Festa de Nossa Senhora da Conceição

Muitas comunidades e paróquias do Ceará comemorarão a festa de Nossa Senhora Da Imaculada Conceição no próximo dia 08 de dezembro. Na Arquidiocese de Fortaleza os festejos vem acontecendo nas seguintes paróquias e comunidades: Igreja da Prainha, Conjunto Ceará, Messejana, João XXIII, Pajuçara, Pacatuba, Cascavel, Guanacés, Pacajus, Tabatinga, Aracoiaba, Taquara, Guaramiranga, Pacoti, Redenção e nas comunidades de Agrovila, Vassouras e Vila na paróquia de Itapebucú.

Confira a programação dessa festa em algumas paróquias:

Paróquia de Messejana
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Messejana, finaliza hoje, dia 8 de dezembro a festa de sua padroeira, tendo como tema “Maria, Mãe da Igreja, Modelo de escuta e acolhida da Palavra”.

Na Festa da Imaculada Conceição, haverá às 8h, missa; às 16h, procissão, seguida de missa solene.

Informações: Secretaria Paroquial, telefone (85) 3045 0103.

Paróquia do Conjunto Ceará
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará deu início no dia 27 de novembro e prossegue até 08 de dezembro a festa de sua padroeira tendo como tema “Fortalecidos pela fé, anunciamos com Maria a plenitude da vida”. No encerramento dia 08 de dezembro acontecerá às 7h, Celebração Eucarística; às 8h, Café da Manhã; às 18h, Procissão com a Imagem da Padroeira passando pelas Avenidas Central, I, A e Central; às 19h, Missa Solene de encerramento.

Informações pelo telefone (85) 3294 6410 na Secretaria Paroquial.

Paróquia de Pacoti
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pacoti, celebra a Festa de sua Padroeira até 8 de dezembro tendo como tema “Senhora da Conceição, reflexo do coração materno de Deus” e o lema “O Sim de Maria em favor da Vida no Planeta”.

No dia 8 de dezembro, Festa de Nossa Senhora da Conceição, haverá às 5h da manhã, caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Globo; Café Comunitário, no Salão de Reuniões da Paróquia; às 17h, Procissão e Missa Campal de encerramento.

Informações pelo telefone (85) 3325 1120, na Secretaria Paroquial.

Para Saber: Significado da Solenidade da Imaculada Conceição
O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca.

A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma, foi definida em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula “Ineffabilis Deus”, mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.

A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de são Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.

Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício, e, finalmente, no século XVIII, o papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade.

Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus misericordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.

Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.

Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus.

Fonte: www.paulinas.org.br

Saiba Mais
No Brasil, por determinação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) e autorização da Santa Sé, esta solenidade é sempre celebrada no dia 8 de dezembro, mesmo que este dia seja Domingo do Tempo do Advento.

Já celebrada desde o séc. XI, esta solenidade se insere no contexto do Advento-Natal, unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe. Em Tal sentido, este período litúrgico deve ser considerado tempo particularmente oportuno para o culto da Mãe do Senhor(cf. Paulo VI, “Marialis Cultus” 4). Maria é a toda santa, isenta de toda mancha de pecado, pelo Espírito Santo como que plasmada e feita nova criatura(cf. LG 56) Já profeticamente “ anunciada” na promessa feita aos progenitores da vitória sobre a serpente, Maria é a virgem que conceberá e dará à luz um filho cujo nome será Emanuel. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado por Pio IX em 1854. ( Missal Romano p.715 Paulus )

Uma resposta

1. Sou devota de Nossa Senhora da Conceição, e fico muito feliz quando aprendo algo a seu respeito. Muito boa essa matéria publicada .Deus abençoe voces.