Missionários da Pastoral da Criança estão reunidos no Ceará

Dom José luiz Salle e Pe. Ademar entre a equipe de missonários da Pascri

Missionários da Pastoral da Criança de diversas regiões do País estão reunidos esta semana em Fortaleza para a avaliação dos trabalhos das nove equipes missionárias de 2011, neste primeiro trimestre. Durante a Celebração Eucarística desta quarta-feira, o bispo de referência da Pascri no Ceará, Dom José Luiz Salles, chamou atenção para as colocações evangélicas desta oitava pascal e o trabalho das lideranças da Pastoral da Criança: como Jesus eles vão à Galiléia – lugar dos mais pobres e frágeis; e defendem a vida plena. Entretanto, faz-se necessário vigiar para não se permitir, como os discípulas de Emaús, andar cabisbaixos e entristecidos e, para tanto, está claro que a Palavra e a Partilha são base no reconhecimento do Senhor no meio dos que o seguem.

O encontro dos missionários começou na segunda-feira, dia 25 de março e prossegue até sexta, dia 29, no Centro de Encontro Maria Auxiliadora em Messejana. São 23 missionários leigos atuando em comunidades do Ceará, Maranhão e Amazonas, em ações de implantação e fortalecimento da Pascri em ramos (paróquias) onde o trabalho não existe, ou é insipiente. Cada grupo, geralmente de três pessoas, atua numa determinada paróquia durante 11 meses, capacitando e estruturando a Pastoral da Criança. Ao final do ano, promove a indicação da equipe de coordenação que manterá o trabalho depois da partida do grupo.

Para a assessora da Coordenação Nacional, Ana Ruth Góis o trabalho dos missionários é sinal de luz tanto para as comunidades onde atuam como para as comunidades que os enviam. Isso porque, além de deixar ações sólidas nas paróquias, a experiência amadurece o missionário que geralmente passa a ter uma atuação ainda melhor no seu ramo de origem, depois do retorno. A atual coordenadora da Pastoral na Arquidiocese de Curitiba, Fátima Dumas, foi missionária em Quixeramobim, em 2009. Na Arquidiocese de Fortaleza as experiências de Chorozinho e Aquiraz resultam em atuações que até hoje as mantêm como os municípios da região metropolitana que acompanham maior número de crianças. Atualmente, na Arquidiocese, há uma equipe de missionários na Paróquia de Santo Antônio, em Caridade.

Os missionários vieram do Paraná, Maranhão, Amazonas, Pará , São Paulo, Minas Gerais e Ceará, mais comumente do interior, e estão atuando nos estados do Maranhão, Ceará e Amazonas. Hoje o Ceará tem o maior número de equipes de missionários, cinco; três estão no Maranhão, e uma no Amazonas. Além da Equipe que atua em Caridade, o Regional NE 1 tem equipes em Iguatu, Sobral (duas) e Itapipoca. Os 23 missionários que participam do encontro contam com a presença das coordenadoras dos estados do Maranhão, Irmã Adilles Bacella, do Ceará, Marister Guimarães, e de membros da coordenação nacional como Pe. Ademar Rover, e Ana Ruth Góes.

Veja as fotos