Pastoral da Criança, em parceria com o Instituto Vida Cidadã, promove programação especial de atendimento às crianças carentes

A Pastoral da Criança, entidade fundada há mais de 30 anos, realiza, em parceria do Instituto Vida Cidadã (IVC), nesta terça-feira (07/11), às 17h, na Igreja da Comunidade Santo Antônio, no bairro Jardim Guanabara, a celebração da vida. É um momento de oração, atendimento às comunidades carentes com o serviço de peso e medida das crianças, rodas de conversas com os pais e brincadeiras.

Também será oferecido o serviço de escovação dental à população e disponibilizado um coletor da Campanha “Recicle: faça a natureza sorrir”, do Instituto Vida Cidadã, uma iniciativa inédita no Ceará, articulada pelo presidente do IVC, Tadeu Oliveira. A iniciativa visa arrecadar tubos vazios de pasta dental. As embalagens serão transformadas em cadeiras de pesagens, que, por sua vez, serem doadas à Pastoral da Criança.

No total, 9.866 crianças com até 6 anos de idade são acompanhadas, atualmente, pela Pastoral da Criança na Arquidiocese de Fortaleza. Só na Comunidade Santo Antônio, no bairro Jardim Guanabara, são 90 meninos e meninas.

De acordo com a coordenadora comunitária, Francisca Lúcia, a Pastoral da Criança faz acompanhamento de peso e medida. O atendimento acontece a cada três meses. “Esse trabalho é fundamental para acompanhar o crescimento saudável da criança até os 6 anos”, ressalta.

Hoje, a Pastoral da Criança está presente em 73 paróquias instaladas em 26 municípios. Mas nem todas contam com a cadeira para fazer a pesagem das crianças.

Com o objetivo de garantir a manutenção do atendimento e em reconhecimento à importância social que ele representa, o Instituto Vida Cidadã está promovendo a Campanha “Recicle: faça a natureza sorrir!”. A expectativa é que sejam arrecadadas 20 mil embalagens vazias de pasta dental. A cada mil tubos, podem ser construídas 5 cadeiras de pesagem das crianças. “A expectativa é que, como resultado da campanha, sejam doadas 100 cadeiras de pesagem. Estamos lançando a semente da cidadania e da consciência ambiental. Nem tudo que jogamos no lixo deveria estar lá. A reciclagem transforma os resíduos em coisas úteis”, explicou o presidente do IVC, Tadeu Oliveira, idealizador da Campanha “Recicle:  faça a natureza sorrir!”.

Serviço: Programação Especial da Pastoral da Criança e do IVC
Data: 07/11 (Terça-feira)
Local: Igreja da Comunidade Santo Antônio – Rua Tulipa 687 – Jardim Iracema
Contato: Camila Carvalho – Ass. de Comunicação do IVC  (85) 996747316.