Coro Arquidiocesano se prepara para a Posse do novo Arcebispo

Coro Arquidiocesano em ensaio para a Posse na próxima sexta-feira, 15 / Foto: Ir. Macrina Maria

Em setembro deste ano a Arquidiocese de Fortaleza anunciou uma iniciativa para aprimorar as celebrações litúrgicas. A pedido de dom José Antonio, foi estabelecida a Comissão de Canto Litúrgico da Arquidiocese, e como sua primeira ação, a formação do Coro Arquidiocesano de Fortaleza, que ficará responsável por dirigir a música nas grandes solenidades desta Igreja local.

A liderança da Comissão e do Coro está sob os cuidados do padre Rafhael Maciel.

Da Comissão diretamente envolvida no Coro fazem parte:

1. Irmã Macrina Maria, como sua regente;

2. Angelo La Serra, compositor litúrgico;

3. Marcelo Oliveira, compositor litúrgico e medico;

4. Bruno Leal, formador litúrgico;

5. Gabriel Aguiar, flautista e seminarista;

6. Rebecca Leite e Elba Braga Ramalho, organistas;

7. Irmã Elisabete, FMJS, preparadora vocal.

O coral conta, com 58 membros, todos provenientes de diversas Paróquias e comunidades da grande Arquidiocese dentre eles seminaristas religiosos e leigos. A parte da orquestração ficou por conta do maestro, compositor e professor William Ciriaco. Alguns cantam em corais de suas respectivas comunidades, outros vivem pela primeira vez a incomparável experiência do canto coral. São donas de casa, profissionais liberais, homens e mulheres que servem a Igreja com a música, encontrando nisso alegria e prazer.

“Quanto ao repertório escolhido, optamos, pelo canto litúrgico propriamente dito, apresentando sim compositores litúrgicos clássicos internacionais do renome de Lucien Deiss e de Monsenhor Marco Frisina, mas também privilegiando compositores litúrgicos cearenses, como é o caso do Angelo La Serra, do Marcelo oliveira, do Pedro Kain e do Rodrigo Lima. No caso dos cantos litúrgicos populares, optamos por reapresentá-los nos maravilhosos arranjos do padre Leonys dos Anjos e do Delphim Rezende Porto, por exemplo, sem esquecer da belíssima adaptação para piano do Hino Senhora da Assunção, do professor Gilberto Oliveira”, explica a regente irmã Macrina Maria.

Conheça a regente do Coro:

Irmã Macrina Maria da Ressurreição de Jesus é religiosa da Comunidade Mariana Oásis da Paz é licenciada em música pela Universidade Estadual do Ceará, mestra em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente estuda na Faculdade de São Basílio, Curitiba, do curso de Pós-graduação em Liturgia.

Entrou na vida religiosa em 1999, na Comunidade Mariana Oásis da Paz, indo residir na Itália, onde professou os votos e morou por 10 anos e depois foi transferida para a República dos Camarões. Retornou ao Brasil em novembro de 2022, após 24 anos fora. Atualmente é superiora da sua comunidade no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

*Com informações e fotos de Irmã Macrina Maria

Confira a galeria de imagens:

Uma resposta

1. O reunir profissionais e amadores reconhecidos, capacitados e talentosos musicalmente, será, sem dúvida, uma experiência alvissareira! Fortalezenses, estamos todos de Parabéns! Abraçaremos com muito fervor o nosso novo Pastor! Aleluia, Aleluia!