Simpósio dos 30 anos do Ofício Divino das Comunidades

A Rede Celebra – núcleo Fortaleza realizará o Simpósio dos 30 anos do Ofício Divino das Comunidades, nos dias 15 e 16 de junho de 2019, no Centro de Espiritualidade Maria Auxílio dos Cristãos (Irmãs Josefinas), na Messejana, em Fortaleza – Ceará.

Informações pelo telefone (85) 99808-8158.

Será um momento de celebrar e de explicar o significado teológico e a importância pastoral desta rica e singular iniciativa da caminhada litúrgica da Igreja no Brasil. Fruto do Concílio Vaticano II (55 Anos) e da Conferência latino-americana em Medellin (50 Anos), o Ofício Divino das Comunidades é uma versão Inculturada da Liturgia das Horas, fiel à  experiência originária de uma oração bíblica e litúrgica, eclesial e popular.

Inscrições: R$ 50,00 reais até 30 de maio de 2019.

Dia 14 de maio – Sexta-Feira
Na noite de sexta-feira, dia 14 de maio, para quem chegar de fora, acolhida e ofício da noite.

Dia 15 de Maio – Sábado
7h30min – Café da Manhã.
8h – Ofício da Mãe do Senhor.
8h40min – Abertura do Simpósio.
8h50min – Significado do ODC (Ofício Divino das Comunidades), no contexto da recepção da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
10h30min – Sacramentalidade do ODC (Ofício Divino das Comunidades): Memória da Páscoa no ritmo no rimo cotidiano das horas, partindo das aberturas, dos hinos e dos cânticos evangélicos.
15h – Meditação litúrgica dos Salmos Mistagogia do salmo 30.
16h – Intervalo.
16h30min – Ritualidade: espaço, gestos, silêncio e canto.
17h30min – Experiência mistagógica do Ofício de Vigília: Abertura e hino.
20h – Ofício de Vigília e lançamento da 3ª edição do ODC (Ofício Divino das Comunidades).

Dia 16 de Maio – Domingo
7h30min – Celebração Eucarística.
8h15min – Café da Manhã.
9h30min – Como e com que sentido teológico o Rito da Recordação  da vida integrou a sequência ritual do ODC (Ofício Divino das Comunidades). Como repercute nos demais elementos do Ofício.
11h – Rodas de conversa: questões e perspectivas.
12h – Oração, encerramento, almoço.