Nota aos bispos e às Conferências Episcopais sobre as Celebrações da Semana Santa de 2021

CONGREGATIO DE CULTU DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM
Prot. N. 96/21

A intenção desta Nota é oferecer algumas orientações simples para ajudar os Bispos na sua tarefa de avaliar situações concretas e proporcionar o bem espiritual dos pastores e fiéis enquanto vivem esta grande Semana do ano litúrgico.

Ainda estamos a lidar com o drama da pandemia de Covid-19, que trouxe muitas mudanças até à forma habitual de celebrar a liturgia. Concebidas para tempos normais, as normas e diretrizes contidas nos livros litúrgicos não são inteiramente aplicáveis em tempos excecionais de crise como estes. Portanto, o Bispo, como moderador da vida litúrgica na sua Igreja, é chamado a tomar decisões prudentes para que as celebrações litúrgicas se desenvolvam frutuosamente para o Povo de Deus e para o bem das almas que lhe são confiadas, no respeito da salvaguarda da saúde e das prescrições das autoridades responsáveis pelo bem comum.

Recorda-se de novo aos Bispos o Decreto emitido por este Dicastério por mandato do Santo Padre a 25 de março de 2020 (Prot. n. 154/20) no qual são oferecidas algumas diretrizes para as celebrações da Semana Santa. Este pronunciamento é válido também este ano. Convidamos, portanto a relê-lo tendo em conta as decisões que os Bispos terão de tomar relativamente às próximas celebrações da Páscoa na situação particular do seu país. Em muitos países estão ainda em vigor condições rigorosas de confinamento que impossibilitam a presença dos fiéis na igreja, enquanto noutros se está a retomar uma vida cultual mais normal.

— O uso das redes sociais ajudou muito os pastores a oferecer apoio e proximidade às suas comunidades durante a pandemia. A par de resultados positivos, foram também observados aspetos problemáticos. Para as celebrações da Semana Santa sugere-se que seja facilitada e privilegiada a difusão mediática das celebrações presididas pelo bispo, encorajando os fiéis que não podem assistir na própria igreja a seguir as celebrações diocesanas como sinal de unidade.

— Em todas as celebrações, de acordo com a Conferência Episcopal, deve ser dada atenção a alguns momentos e gestos particulares, respeitando as exigências sanitárias (cf. Carta do Cardeal Prefeito aos Presidentes das Conferências Episcopais Voltemos com alegria à Eucaristia!, 15 de agosto de 2020, Prot. n. 432/20).

— A Missa Crismal pode ser transferida para outro dia mais adequado, se for necessário; é aconselhável que uma representação significativa de pastores, ministros e fiéis participe.

— Para as celebrações do Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Vigília Pascal, aplicam-se as mesmas indicações do ano passado.

— Encorajamos a preparação de ajudas adequadas para a oração familiar e pessoal, valorizando também algumas partes da Liturgia das Horas.

A Congregação agradece sinceramente aos Bispos e às Conferências Episcopais pela sua resposta pastoral a uma situação em rápida mudança durante o ano. Estamos conscientes de que as decisões tomadas nem sempre foram fáceis de aceitar pelos pastores e fiéis leigos. No entanto, sabemos que foram feitas para assegurar que os mistérios sagrados sejam celebrados da forma mais eficaz possível para as nossas comunidades, no respeito do bem comum e da saúde pública.

Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 17 de fevereiro de 2021, Quarta-feira de Cinzas.

Robert Card. Sarah
Prefeito