Doutorando em Sagrada Liturgia e Professor da FCF, Rafhael Silva Maciel, explora a História do Missal Romano na Revista Ars Celebrandi

Pe. Rafhael Silva Maciel, Doutorando em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Ateneo Sant’Anselmo de Roma e professor da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), acaba de publicar um artigo na revista Ars Celebrandi – Revista de Liturgia, da Faculdade São Basílio Magno de Curitiba. O texto, intitulado “A HISTÓRIA DO MISSAL ROMANO: UM LIVRO LITÚRGICO PARA A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO”, mergulha nas origens e evolução do Missal Romano, oferecendo uma valiosa contribuição para a compreensão da experiência cristã.

O resumo do artigo destaca a intenção de enriquecer a compreensão da experiência cristã ao destacar sua fundação na teologia revelada pelo Missal Romano. Pe. Rafhael inicia suas reflexões abordando o mandato conferido por Cristo durante a Última Ceia, explorando os primeiros testemunhos que conduzem a uma análise que se inicia com a I Apologia de Justino, transita pela Traditio Apostolica atribuída a Hipólito de Roma, e alcança os libelli, Sacramentários, Ordines Romani e Pontificais na Idade Média.

O artigo prossegue apresentando um panorama histórico que delimita as características fundamentais de diversos missais, desde o Missal Franciscano até o Missal Romano de 1970. Pe. Rafhael dedica especial atenção à terceira edição típica do Missal Romano, aprovada no ano 2000 pelo Papa João Paulo II e publicada em 2002, contextualizando-a dentro do continuum evolutivo da liturgia cristã.

Os interessados em explorar o artigo completo podem acessar o texto em PDF, disponível abaixo da notícia, proporcionando uma leitura aprofundada sobre a fascinante história do Missal Romano e seu impacto na celebração do mistério na tradição cristã.

Texto completo em PDF