Pastoral da Criança: a maior rede de voluntários em serviços contínuos no mundo

Hoje, 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. No Brasil esta data comemora o Dia nacional da Pastoral da Criança, instituição com o maior número de voluntários em todo o mundo, em trabalho contínuo1: são 261mil voluntários em 84.241 comunidades que, todos os meses, dedicam pelo menos quatro horas de trabalho ao acompanhamento 84.837 gestantes e 1.598.807 crianças para promover a saúde física, mental e espiritual das crianças e suas famílias na primeira infância (da gestação aos 6 anos de idade). No Ceará são 56.807 crianças acompanhadas mensalmente. Infelizmente o número de voluntários, ao longos dos últimos cinco anos vem caindo na maioria dos estados do País.

A dedicação dos voluntários da Pastoral da Criança ajudou a produzir no Brasil uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Milhares de pessoas se sentem valorizadas onde vivem, sabem dialogar, assumem compromissos para melhorar a realidade em que vivem, fazem história e contribuem para a continuidade da história.

A Líder, é parte de uma rede de voluntários compromissados, que acreditam que a Pastoral da Criança produz resultados. Trabalha com amor, se organiza com outros voluntários e luta para que as crianças e gestantes tenham menos sofrimento e mais justiça social. Ela ajuda na transformação da comunidade, no fortalecimento da solidariedade e na melhoria da qualidade de vida de todos, inclusive a sua e da sua família. É como nos disse uma líder ao responder uma pesquisa sobre a motivação do trabalho voluntário: “É mais gratificante do que a minha profissão […] é no trabalho da Pastoral da Criança que eu me realizo.”

Enfrentar desafios
Atuar na comunidade significa também enfrentar desgastes físicos, provocados por dificuldades de acesso e perigos. Existem os desafios emocionais, como os sentimentos vivenciados de tristeza, desespero e revolta diante de problemas para os quais os voluntários não dispõem de recursos suficientes, ou, ainda, diante da dificuldade em manter o controle, ao presenciar cenas dolorosas.

Os líderes sabem que a mobilização da sociedade traz poder para a transformação social, mas precisam conviver com as limitações. É preciso lutar para que o sentimento de incapacidade e a falta de mais voluntários não leve o líder a desistir.

O trabalho voluntário traz melhores resultados quando os serviços públicos funcionam bem, com acesso e qualidade. A participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas amplia as conquistas da Pastoral da Criança.

Celebrar os resultados
Na Pastoral da Criança a razão de agir do voluntário é a promoção das pessoas. Receber formação para atuar com qualidade é um direito. A alegria de servir, a mística, o prazer de ajudar é uma expressão de solidariedade que fortalece a autoestima. Comunicar é anunciar as boas obras realizadas.

Mais informações: Marister Guimarães(coordenação estadual) 3254.6441 e Inês Prata 88075507 ou 9655.2074(coordenação de comunicação.). A Cruz Vermelha é maior que a Pastoral, mas só reúne os voluntários em momentos de urgência e emergência.

Importante
Os voluntários da Pastoral da criança trabalham todos os meses, pelo menos 11 meses por ano, dedicando cerca de 20 horas mensalmente em atividades de visita, promoção de encontros com as famílias, avaliação e preenchimento de relatórios encaminhados à coordenação nacional da instituição.

Uma resposta