Pastoral da Criança: a maior rede de voluntários em serviços contínuos no mundo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Pastoral da Criança: a maior rede de voluntários em serviços contínuos no mundo

Hoje, 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. No Brasil esta data comemora o Dia nacional da Pastoral da Criança, instituição com o maior número de voluntários em todo o mundo, em trabalho contínuo1: são 261mil voluntários em 84.241 comunidades que, todos os meses, dedicam pelo menos quatro horas de trabalho ao acompanhamento 84.837 gestantes e 1.598.807 crianças para promover a saúde física, mental e espiritual das crianças e suas famílias na primeira infância (da gestação aos 6 anos de idade). No Ceará são 56.807 crianças acompanhadas mensalmente. Infelizmente o número de voluntários, ao longos dos últimos cinco anos vem caindo na maioria dos estados do País.

A dedicação dos voluntários da Pastoral da Criança ajudou a produzir no Brasil uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Milhares de pessoas se sentem valorizadas onde vivem, sabem dialogar, assumem compromissos para melhorar a realidade em que vivem, fazem história e contribuem para a continuidade da história.

A Líder, é parte de uma rede de voluntários compromissados, que acreditam que a Pastoral da Criança produz resultados. Trabalha com amor, se organiza com outros voluntários e luta para que as crianças e gestantes tenham menos sofrimento e mais justiça social. Ela ajuda na transformação da comunidade, no fortalecimento da solidariedade e na melhoria da qualidade de vida de todos, inclusive a sua e da sua família. É como nos disse uma líder ao responder uma pesquisa sobre a motivação do trabalho voluntário: “É mais gratificante do que a minha profissão […] é no trabalho da Pastoral da Criança que eu me realizo.”

Enfrentar desafios
Atuar na comunidade significa também enfrentar desgastes físicos, provocados por dificuldades de acesso e perigos. Existem os desafios emocionais, como os sentimentos vivenciados de tristeza, desespero e revolta diante de problemas para os quais os voluntários não dispõem de recursos suficientes, ou, ainda, diante da dificuldade em manter o controle, ao presenciar cenas dolorosas.

Os líderes sabem que a mobilização da sociedade traz poder para a transformação social, mas precisam conviver com as limitações. É preciso lutar para que o sentimento de incapacidade e a falta de mais voluntários não leve o líder a desistir.

O trabalho voluntário traz melhores resultados quando os serviços públicos funcionam bem, com acesso e qualidade. A participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas amplia as conquistas da Pastoral da Criança.

Celebrar os resultados
Na Pastoral da Criança a razão de agir do voluntário é a promoção das pessoas. Receber formação para atuar com qualidade é um direito. A alegria de servir, a mística, o prazer de ajudar é uma expressão de solidariedade que fortalece a autoestima. Comunicar é anunciar as boas obras realizadas.

Mais informações: Marister Guimarães(coordenação estadual) 3254.6441 e Inês Prata 88075507 ou 9655.2074(coordenação de comunicação.). A Cruz Vermelha é maior que a Pastoral, mas só reúne os voluntários em momentos de urgência e emergência.

Importante
Os voluntários da Pastoral da criança trabalham todos os meses, pelo menos 11 meses por ano, dedicando cerca de 20 horas mensalmente em atividades de visita, promoção de encontros com as famílias, avaliação e preenchimento de relatórios encaminhados à coordenação nacional da instituição.

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino