Objetivos da Jornada Vocacional - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Objetivos da Jornada Vocacional

Acontecerá no dia 27 de agosto de 2011 a II Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza. Em sua segunda edição a Jornada tende a ir tomando corpo e um estilo próprio no seu desenvolvimento.

OBJETIVOS DA JORNADA VOCACIONAL

Na meditação sobre a importância de um evento vocacional vale a pena pensarmos que todas pessoas são vocacionadas! Afinal vocação não é só para quem vai ser padre ou freira. Deus chama a todas as pessoas para viver uma vocação muito especial: a SANTIDADE. É isso mesmo, todos os cristãos são chamados à vida de santidade. Todos somos vocacionados.

A vocação à santidade está presente em todos os modos de vida que o cristão é chamado a viver: santos no matrimônio, santos na vida sacerdotal, santos na vida religiosa, santos como solteiros…

A pergunta que muitos se fazem é: o que é ser santo? Até mesmo escuta-se em muitas oportunidades que se deve ser “santo”; que os que crêem em Jesus Cristo devem ser exemplos de vida santa para as outras pessoas e para o mundo; que os casais que participam da vida da Igreja devem ser sinal de santidade; que os padres e as freiras devem ser as pessoas mais santas do mundo. No final chega-se à conclusão: o imperativo para os cristãos é: Sede santos!

Essa ordem torna-se então uma meta a ser alcançada. Em verdade a santidade é, para os cristãos, uma tarefa a ser empreendida com muita ousadia, pois o convite à santidade é feito a nós pelo próprio Deus, e isto está na sua Palavra:

Lv 19,1-2: “Javé falou a Moisés e disse: Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel. Tu lhes dirás: Sede santos, porque eu, Javé vosso Deus, sou santo.”

Dt 7,6: “Pois tu és um povo consagrado a Javé teu Deus; foi a ti que Javé teu Deus escolheu para que pertenças a ele como seu povo próprio, dentre todos os povos que existem sobre a terra”.

QUAL O OBJETIVO DA JORNADA VOCACIONAL?

DESPERTAR OS JOVENS A BUSCAREM O DISCERNIMENTO DIANTE DO CHAMADO DE DEUS A UMA VOCAÇÃO NA IGREJA E NO MUNDO.

A Jornada é só para despertar o discernimento para o sacerddócio e a vida religiosa?

NÃO! A Jornada quer que os participantes vejam a multiforme graça de Deus nas vocações específicas e optem por seguir ao Senhor e serem “sal da terra e luz do mundo” na vocação para a qual sentem o chamado do Senhor.

QUAIS SÃO AS VOCAÇÕES ESPECÍFICAS NA IGREJA?

Na Igreja, convencionalmente, inclusive por toda a sua história as vocações específicas são:

MATRIMÔNIO – vocação de leigos e leigas casados que na sociedade dão o testemunho do amor, sendo sinal do amor de Cristo pela Igreja e desta pelo seu Senhor.

VIDA RELIGIOSA – vocação para a qual homens e mulheres se sentem chamados. Popularmente são os Frades (Irmãos) e Freiras (Irmãs), que respondem o chamado aderindo a um carisma especial na Igreja, manifestado na missão vivida por Ordens, Congregações e Institutos de Vida Religiosa. Os religiosos (as) fazem, como parte integrante de sua vocação os votos de Pobreza, Obediência e Castidade.

Obs.: dentro a perspectiva da Vida Consagrada estão os Institutos Seculares, formados por leigos que também seguem um carisma especial, mas que não vivem em comunidade como os religiosos (as).

LEIGOS CONSAGRADOS – são os cristãos leigos que não entra em Institutos Religiosos mas que aderem a uma Regra de Vida, e exerce um carisma especial na sociedade como “fermento na massa”. Aqui enquadram-se muitas das novas experiências atuais como as Novas Comunidades, Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais.

LEIGOS – aqui encontram-se todos os cristãos leigos que na Igreja exercem algum ministério e servem com a disponibilidade de suas vidas aos seus irmãos. Podem ser ministérios como a catequese, MESC, Palavra, música, etc.

SACERDÓCIO ORDENADO – aqui estão aqueles homens que decidem ofertar suas vida como Ministros Ordenados (presbíteros, chamados pela sabedoria popular de padres). Os presbíteros (padres) exercem a função primordial e primeira de anunciar a Palavra, ministrar os Sacramentos e governar o Povo de Deus pelo pastoreio.

Obs.: dentro da perspectiva dos Ministros Ordenados está o Diaconato Permanente. Geralmente homens casados que exercem a Diaconia da Palavra, da Liturgia e de modo especial da Caridade. Para ser Diácono Permanente é necessária a anuência da esposa.

ALÉM DA SANTIDADE HÁ ALGUM OUTRO CHAMADO QUE SEJA COMUM A TODOS?

SIM! É o chamado missionário. Todos os cristãos devem ser santos segundo seu estado de vida, e isso não se discute. Mas, outro chamado é indiscutível para o batizado, é o chamado para a MISSÃO.

Todo batizado é missionário por natureza, por causa de seu Batismo. Isso porque nos configuramos a Jesus Cristo, que é o enviado, o missionário do Pai.

Padre, religioso, religiosa, casal, solteiro, leigos e leigas, todos são chamados à missão, todos são chamados a serem missionários.

A MISSÃO É VOCAÇÀO DE TODOS!!!!!

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa: a Igreja vira peça de museu se não evangelizar a si mesma

Exigências evangélicas de superação da miséria e da fome

Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

Anunciação do Senhor

Os hinos eucarísticos de Santo Tomás de Aquino