Maranguape recebe projeto nacional de incentivo à leitura

No próximo dia 25, a PAULUS dará início a mais uma edição do projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo, desta vez no município de Maranguape/CE, localizado próximo à capital do estado, Fortaleza. O projeto é uma iniciativa da PAULUS em parceria com a Secretaria de Educação de Maranguape. Serão distribuídos mais de 22 mil livros para crianças matriculadas na rede pública de ensino, e cada participante será beneficiado com o kit literatura, que contém os livros: As Aventuras de Pinóquio, O Mágico de Oz, O Grãozinho de Areia, Contos da Mitologia Grega, Os Três Porquinhos e João e o Pé de Feijão, voltados para os alunos do Ensino Fundamental. Já os do Ensino Médio receberão os títulos: A Ilha do Tesouro, Contos de Eça de Queirós e Meus Primeiros Sonetos Clássicos.

Os convidados ainda poderão se divertir com as apresentações culturais e atividades interativas programadas, como contação de história e pintura de rosto. O evento terá a presença do secretário de educação de Maranguape, Antônio Gilvan Silva Paiva.

Também serão distribuídos certificados para os professores que participarão do curso de capacitação oferecido pelo projeto nos dias 21 e 22 de outubro. A iniciativa capacitará cem docentes do município atuantes na rede pública, os quais utilizarão o conhecimento adquirido para dar continuidade ao projeto em sala de aula.

Livro Vivo
Data: 25 de outubro
Local: Teatro Municipal de Maranguape
Endereço: Praça Capistrano Abreu, s/nº
Horário: Início às 8h

Um pouco mais sobre o projeto “Leitura Para Cidadania”
Com a missão de incentivar a leitura e contribuir com a promoção social oferecendo livros de qualidade, a PAULUS, em 2011, realiza a 6ª edição do projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo.

Desde 2006, o trabalho beneficia milhares de crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas em todo o país com a distribuição gratuita de livros paradidáticos e de literatura brasileira. O objetivo é reduzir as desigualdades sociais nas regiões atendidas por meio do acesso à informação, que cria oportunidades para o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e familiares, expandindo o universo cultural do indivíduo e os conhecimentos adquiridos com o hábito da leitura. Só com ela é possível formar cidadãos atuantes nas comunidades.

Além de colaborar para a valorização das entidades públicas de ensino atendendo as necessidades dos alunos, o projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo cria alternativas de lazer cultural a partir de propostas pedagógicas inspiradas nos livros distribuídos.

Diversas atividades culturais e sociais englobam o projeto. A distribuição de mais de dois milhões de livros às comunidades em diversas regiões do Brasil é acompanhada de inúmeras atividades culturais, como contação de história, oficinas de arte e shows, unindo diversão e aprendizagem para a melhor integração entre cultura e a realidade das comunidades.

Em todas as regiões brasileiras atendidas, o projeto tem o apoio das muitas parcerias estabelecidas com prefeituras, secretarias de educação, ONGs e demais órgãos, importantes colaboradores para a promoção da leitura.

A PAULUS
Como entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, a PAULUS destina anualmente 20% de seu faturamento às ações sociais por meio do Programa PAULUS de Desenvolvimento Infantojuvenil, do Programa PAULUS de Desenvolvimento Comunitário e do Programa PAULUS de Promoção Educacional.

As diversas ações da PAULUS constituem a missão socioeducacional da instituição, atenta em valorizar sempre mais a educação e o entretenimento. O projeto Leitura Para Cidadania é apenas mais uma iniciativa, levada adiante graças às organizações da sociedade e do poder público, cujo objetivo é incentivar a leitura e a promoção social de crianças e jovens.

Informações:
Ana Carolina Gadelha