Maranguape recebe projeto nacional de incentivo à leitura - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Maranguape recebe projeto nacional de incentivo à leitura

No próximo dia 25, a PAULUS dará início a mais uma edição do projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo, desta vez no município de Maranguape/CE, localizado próximo à capital do estado, Fortaleza. O projeto é uma iniciativa da PAULUS em parceria com a Secretaria de Educação de Maranguape. Serão distribuídos mais de 22 mil livros para crianças matriculadas na rede pública de ensino, e cada participante será beneficiado com o kit literatura, que contém os livros: As Aventuras de Pinóquio, O Mágico de Oz, O Grãozinho de Areia, Contos da Mitologia Grega, Os Três Porquinhos e João e o Pé de Feijão, voltados para os alunos do Ensino Fundamental. Já os do Ensino Médio receberão os títulos: A Ilha do Tesouro, Contos de Eça de Queirós e Meus Primeiros Sonetos Clássicos.

Os convidados ainda poderão se divertir com as apresentações culturais e atividades interativas programadas, como contação de história e pintura de rosto. O evento terá a presença do secretário de educação de Maranguape, Antônio Gilvan Silva Paiva.

Também serão distribuídos certificados para os professores que participarão do curso de capacitação oferecido pelo projeto nos dias 21 e 22 de outubro. A iniciativa capacitará cem docentes do município atuantes na rede pública, os quais utilizarão o conhecimento adquirido para dar continuidade ao projeto em sala de aula.

Evento
Livro Vivo
Data: 25 de outubro
Local: Teatro Municipal de Maranguape
Endereço: Praça Capistrano Abreu, s/nº
Horário: Início às 8h

Um pouco mais sobre o projeto “Leitura Para Cidadania”
Com a missão de incentivar a leitura e contribuir com a promoção social oferecendo livros de qualidade, a PAULUS, em 2011, realiza a 6ª edição do projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo.

Desde 2006, o trabalho beneficia milhares de crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas em todo o país com a distribuição gratuita de livros paradidáticos e de literatura brasileira. O objetivo é reduzir as desigualdades sociais nas regiões atendidas por meio do acesso à informação, que cria oportunidades para o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e familiares, expandindo o universo cultural do indivíduo e os conhecimentos adquiridos com o hábito da leitura. Só com ela é possível formar cidadãos atuantes nas comunidades.

Além de colaborar para a valorização das entidades públicas de ensino atendendo as necessidades dos alunos, o projeto Leitura Para Cidadania — Modalidade Livro Vivo cria alternativas de lazer cultural a partir de propostas pedagógicas inspiradas nos livros distribuídos.

Diversas atividades culturais e sociais englobam o projeto. A distribuição de mais de dois milhões de livros às comunidades em diversas regiões do Brasil é acompanhada de inúmeras atividades culturais, como contação de história, oficinas de arte e shows, unindo diversão e aprendizagem para a melhor integração entre cultura e a realidade das comunidades.

Em todas as regiões brasileiras atendidas, o projeto tem o apoio das muitas parcerias estabelecidas com prefeituras, secretarias de educação, ONGs e demais órgãos, importantes colaboradores para a promoção da leitura.

A PAULUS
Como entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, a PAULUS destina anualmente 20% de seu faturamento às ações sociais por meio do Programa PAULUS de Desenvolvimento Infantojuvenil, do Programa PAULUS de Desenvolvimento Comunitário e do Programa PAULUS de Promoção Educacional.

As diversas ações da PAULUS constituem a missão socioeducacional da instituição, atenta em valorizar sempre mais a educação e o entretenimento. O projeto Leitura Para Cidadania é apenas mais uma iniciativa, levada adiante graças às organizações da sociedade e do poder público, cujo objetivo é incentivar a leitura e a promoção social de crianças e jovens.

Informações:
Ana Carolina Gadelha
(85)8868 2887 / (85)3252 4201
[email protected]

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier