Família: lugar da bênção de Deus - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Família: lugar da bênção de Deus

Aproveitando o ensejo da Semana Nacional da Família, Pe. Rafhael Silva Maciel em nome da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza saúda todas as famílias de nossa Arquidiocese, especialmente aquelas comprometidas com a vida da Igreja, nos trabalhos pastorais, movimentos e atividades de evangelização. Família berço de vocações, família, bênção de Deus para a humanidade.

Família: lugar da bênção de Deus
Deus é a fonte a origem de toda a bênção, na obra da Criação abençoou o homem e a mulher com o dom da união conjugal, da procriação, do cuidado com a obra criada. Jesus Cristo, a Palavra Eterna, vindo a esse mundo, tornou-se para a humanidade a bênção do Pai por excelência, abençoando e acolhendo as pessoas que vinham ao seu encontro e com as quais se encontrava.

Sinal permanente da presença desta bênção de Deus é o Espírito Santo que doa os dons divinos para a vida do mundo. E nós fomos marcados por Deus com o selo do Espírito Santo o que nos diz que devemos ser nós também sinal desta bênção divina. Somos portadores da bênção – da bênção da salvação, da bênção da reconciliação, da bênção do amor, dada desde o dia da criação, quando Deus abençoou homem e mulher. Se somos portadores da bênção devemos ser também transmissores da bênção. Como transmitiremos a bênção de Deus? Aqui vão algumas indicações de situações pelas quais poderemos levar a bênção de Deus:

Primeira situação de bênção: a vida espiritual. Pela vida espiritual, pelas suas práticas podemos abençoar. Falo daquelas práticas de piedade cristã como rezar com os outros e fazer com que sintam a presença de Deus ali, inclusive em situações de conflito e dificuldades; neste rezar com os outros cabe um espaço para a oração do casal, quando a esposa reza pelo marido e quando o marido reza por sua esposa, até mesmo não cedendo espaço para que outras situações contrárias à vontade de Deus entrem em casa. Quando se reza como casal marido e mulher tem as condições de se exporem diante de Deus e do outro pedindo e a bênção e abençoando um ao outro.

A oração em família é outro lugar da bênção, quando pai e mãe rezam com seus filhos e vão lhes incutindo o valor e o poder da bênção, da oração. Na oração em família pais e filhos deveriam rezar uns pelos outros e sentirem-se mutuamente abençoados. Aqui cabe um lembrete: os pais não deveriam deixar nunca de abençoar seus filhos e ensiná-los a pedir a bênção, pois tanto quanto a bênção do padre é importante e poderosa a bênção dos pais é importante para seus filhos. A bênção dos pais a seus filhos dá-lhes segurança para enfrentar as adversidades da vida.

Espaço privilegiado para se dar e receber bênção é quando rezamos na hora do alimento, dentro e fora de casa, abençoando os dons que de Deus recebemos e dos quais nós faremos proveito. Sentimos que o que temos é bênção de Deus, que não nos deixa faltar o necessário.

Mas, para o casal há um momento de bênção que ele encontra na intimidade conjugal. O ato conjugal foi abençoado por Deus. Por isso os momentos de intimidade, seja no modo de se aproximar um do outro seja no ato sexual propriamente dito será sempre lugar e situação de bênção divina. Aqui entra inclusive o aspecto da geração e da ação procriadora do casal no plano divino.

Seja uma bênção de Deus para alguém, para sua família, acredite!

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Pilar da Palavra realiza Primeiro Seminário Arquidiocesano no formato online

Presidência da CNBB envia carta de unidade e solidariedade com a Igreja em Nicarágua

Cardeal Ranjith agradece ao Papa doação às famílias do Sri Lanka

Pastoral Carcerária celebra 50 anos de missão no Brasil a serviço de Cristo nos cárceres

O convite do Papa: confiar o destino da Europa e do mundo a N. Sra. Negra