Família: lugar da bênção de Deus

Aproveitando o ensejo da Semana Nacional da Família, Pe. Rafhael Silva Maciel em nome da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza saúda todas as famílias de nossa Arquidiocese, especialmente aquelas comprometidas com a vida da Igreja, nos trabalhos pastorais, movimentos e atividades de evangelização. Família berço de vocações, família, bênção de Deus para a humanidade.

Família: lugar da bênção de Deus
Deus é a fonte a origem de toda a bênção, na obra da Criação abençoou o homem e a mulher com o dom da união conjugal, da procriação, do cuidado com a obra criada. Jesus Cristo, a Palavra Eterna, vindo a esse mundo, tornou-se para a humanidade a bênção do Pai por excelência, abençoando e acolhendo as pessoas que vinham ao seu encontro e com as quais se encontrava.

Sinal permanente da presença desta bênção de Deus é o Espírito Santo que doa os dons divinos para a vida do mundo. E nós fomos marcados por Deus com o selo do Espírito Santo o que nos diz que devemos ser nós também sinal desta bênção divina. Somos portadores da bênção – da bênção da salvação, da bênção da reconciliação, da bênção do amor, dada desde o dia da criação, quando Deus abençoou homem e mulher. Se somos portadores da bênção devemos ser também transmissores da bênção. Como transmitiremos a bênção de Deus? Aqui vão algumas indicações de situações pelas quais poderemos levar a bênção de Deus:

Primeira situação de bênção: a vida espiritual. Pela vida espiritual, pelas suas práticas podemos abençoar. Falo daquelas práticas de piedade cristã como rezar com os outros e fazer com que sintam a presença de Deus ali, inclusive em situações de conflito e dificuldades; neste rezar com os outros cabe um espaço para a oração do casal, quando a esposa reza pelo marido e quando o marido reza por sua esposa, até mesmo não cedendo espaço para que outras situações contrárias à vontade de Deus entrem em casa. Quando se reza como casal marido e mulher tem as condições de se exporem diante de Deus e do outro pedindo e a bênção e abençoando um ao outro.

A oração em família é outro lugar da bênção, quando pai e mãe rezam com seus filhos e vão lhes incutindo o valor e o poder da bênção, da oração. Na oração em família pais e filhos deveriam rezar uns pelos outros e sentirem-se mutuamente abençoados. Aqui cabe um lembrete: os pais não deveriam deixar nunca de abençoar seus filhos e ensiná-los a pedir a bênção, pois tanto quanto a bênção do padre é importante e poderosa a bênção dos pais é importante para seus filhos. A bênção dos pais a seus filhos dá-lhes segurança para enfrentar as adversidades da vida.

Espaço privilegiado para se dar e receber bênção é quando rezamos na hora do alimento, dentro e fora de casa, abençoando os dons que de Deus recebemos e dos quais nós faremos proveito. Sentimos que o que temos é bênção de Deus, que não nos deixa faltar o necessário.

Mas, para o casal há um momento de bênção que ele encontra na intimidade conjugal. O ato conjugal foi abençoado por Deus. Por isso os momentos de intimidade, seja no modo de se aproximar um do outro seja no ato sexual propriamente dito será sempre lugar e situação de bênção divina. Aqui entra inclusive o aspecto da geração e da ação procriadora do casal no plano divino.

Seja uma bênção de Deus para alguém, para sua família, acredite!