Falece Dom Cláudio Hummes, OFM, 5° Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 4, em São Paulo o Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, OFM, aos 87 anos, vítima de câncer de pulmão. O religioso franciscano governou a Arquidiocese de Fortaleza cerca de dois anos no período de 29/05/1996 a 15/04/1998, quando o Papa São João Paulo II o nomeou Arcebispo de São Paulo (SP).

Dom Cláudio nasceu em Montenegro (RS), filho de colonos alemães Adão Hummes e Maria Frank Hummes. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, em 1952, sendo ordenado presbítero em 3 de agosto de 1958 e ordenado bispo em 25 de agosto de 1975, sendo nomeado para a Diocese de Santo André (SP), onde permaneceu 21 anos. Recebeu o cardinalato em 21 de fevereiro de 2001, pelo Papa São João Paulo II.

Durante o seu ministério realizou diversos serviços como Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no Vaticano, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); participou da Conferência de Aparecida e foi Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Atuou em defesa dos mais pobres, sobretudo, dos povos indígenas, a quem doou parte de sua vida.

“Não se esqueça dos pobres”

O Cardeal Hummes foi o responsável a inspirar Bergoglio pela escolha do nome do Papa Francisco.”Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”, disse o Papa detalhando o episódio.

Entre as principais ações pastorais de Dom como Arcebispo de Fortaleza podemos destacar:

1. Convocação da Assembleia Arquidiocesana de 1996, cuja data já estava prevista na agenda Arquidiocesana, com a presença dos coordenadores dos novos movimentos para participar da Assembleia e com o tema do Projeto Rumo ao Novo Milênio;
  2. Investiu bastante em encontro e subsídios para a realização projeto trienal do ano jubilar;
  3. Trouxe o sinal da Rede Vida para Fortaleza. Para tanto, realizou o abraço à Catedral Metropolitana com milhares de católicos, com o objetivo de conseguir recursos para a construção da torre repetidora do sinal;
  4. Criou 2 Paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jereissati I e Nossa Senhora da Conceição, Tabatinga;
  5. Estando em Roma, sabedor das ameaças que estavam sofrendo os acampados do MST, em frente à Secretaria Estadual de Agricultura, na Avenida Bezerra de Menezes, interveio de Roma, por telefone, em defesa dos acampados junto ao governador que prontamente o atendeu;
  6. Foi a Pecém visitar e ouvir as famílias cujas casas estavam sendo ameaçadas de desapropriação para a construção do Porto de Pecém e da Siderúrgica e conversar com as autoridades que lá se encontravam;
  7. Deu a aprovação arquidiocesana à Comunidade Católica Shalom.

Sobre o velório

O Velório acontecerá a partir das 19h desta segunda-feira até quarta-feira (6), às 10h. As missas presididas pelo Cardeal Odilo Scherer serão: hoje segunda-feira (4), às 20h, amanhã terça-feira (5), às 12h, e na quarta-feira (6), às 10h, transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese de São Paulo. O Sepultamento ocorrerá após a Missa das 10h da quarta-feira (6), na Cripta da Catedral.

Fotos: Arquivo do Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

1. Amei a publicação no site.
    Dom Claúdio Hummes foi um excelente bispo desta Igreja particular. Mais um santo intercedendo por nós.