Caminhada Penitencial

Tudo sobre a 13ª Caminhada Penitencial

Clero de Fortaleza se reúne, para momento formativo sobre a liturgia

O clero da Arquidiocese de Fortaleza está reunido de hoje, 3, até a próxima sexta-feira, 6, para o Encontro Anual de Formação e Assembleia. O evento acontece no Seminário São José de Teologia, no bairro Castelão com cerca de 100 participantes, dentre eles arcebispo, bispos, padres e diáconos.

A temática gira em torno das “Perspectivas Litúrgicas da Sacrosanctum Concilium a Papa Francisco”, assessorada por Padre Rafhael Maciel. Para o presbítero, o “tema da liturgia é sempre muito bom, fervoroso e ao mesmo tempo pode ser caloroso. Mas, são temas que nós como padres precisamos sempre está refletindo, ao final das contas aquilo que celebramos diariamente com os fiéis nas nossas comunidades”.

“Esse momento anual de formação do clero demonstra a unidade da Igreja formando esse corpo místico ao redor do seu bispo. Discutir esse ano sobre a Sacrosanctum Concilium e a implicação da liturgia nos faz perceber o que é fonte para a nossa vida e ápice, onde nos encontramos para agradecer, louvar a Deus e viver na alegria”, pontua, padre Alex Sátiro, pároco de Nossa Senhora das Graças, em Pindoretama.

O que é a Sacrosanctum Concilium?

É uma das quatro Constituições do Concílio Vaticano II, que trata sobre a sagrada liturgia da Igreja Católica. Ela foi promulgada em 4 de dezembro de 1963, pelo Papa Paulo VI com algumas reformas. O documento é dividido em sete capítulos que trata a respeito dos: Princípios Gerais em Ordem à Reforma e Incremento da Liturgia, o Sagrado Mistério da Eucaristia, os outros Sacramentos e os Sacramentais, o Ofício Divino, o Ano Litúrgico, a Música Sacra e a Arte Sacra e as Alfaias Litúrgicas.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais