ESPAC 50 Anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização.

Nos caminhos da história, percorreremos hoje as trilhas da terceira década da caminhada da ESPAC período que denota a perseverança da Escola mantendo-se firme no propósito de contribuir com a formação.

Década: 1990-2000 – Perseverança na Caminhada

A ESPAC continua com os mesmos Cursos, mas as escolas paroquiais deixam de ser responsabilidade direta da ESPAC e passam a ser assumidas pelas próprias Paróquias. Todavia, intensificam-se as Assessorias Formativas que eram reflexões com temas escolhidos por quem às solicitava. Eram realizadas nas Paróquias, mas, atingiam também outras Dioceses e Regionais. Neste período realizou-se 2 encontros de formação em Teresina-PI.

A formação da ESPAC não se restringe à sala de aula. São promovidos debates, seminários, palestras, celebrações, para manter os catequistas atualizados. Neste sentido, de 12 a 24 de setembro de 1991 realizou-se um seminário sobre os 500 anos de Evangelização no Brasil, uma parceria entre ESPAC, ICRE e ITEP. O seminário teve como objetivo refletir os 500 anos de evangelização numa atitude penitencial, fazer uma leitura teológica da memória histórica e apontar perspectivas para a evangelização hoje.

Em setembro de 1992 realizou-se em todas as turmas, palestras sobre a AIDS e a realidade dos portadores do vírus; com o intuito de conscientizar os catequistas da importância e necessidade do trabalho preventivo e da não discriminação das pessoas soro positivas. As palestras foram realizadas por Ir. Jorge Sérgio Pinto – Camiliano e uma equipe do Hospital São José.

Em 1992 em virtude da 4ª Conferência do CELAM em Santo Domingo, realizou-se uma celebração fazendo Memória Histórica da Cultura Indígena e Negra.

Em 1993, por solicitação de Dom Aloísio Lorscheider, a ESPAC assume a responsabilidade pela elaboração dos roteiros de estudo para o Ensino Religioso dos alunos da TVC.

Em 1995 cria-se uma nova modalidade de curso. Formação em módulos. Curso de pequena duração que refletia temas específicos no campo da Catequese, Bíblia, Liturgia e Humano-Social.

Em julho de 1995, Ir. Elisabeth Stumpfler deixa a coordenação da ESPAC para dedicar-se exclusivamente à direção do ICRE. A partir deste ano, ESPAC deixa então de ter um coordenador(a) e passa ater uma coordenação composta por duas pessoas. Maria Brands e Vanda Martins assumem então a coordenação da ESPAC.

Em 1998 tem início o Curso Básico de Formação Catequética, em nível de 1º Grau. Este curso atendia especificamente catequistas que trabalhavam com pré-catequese, Eucaristia e perseverança.

De 09 a 14 de novembro de 1998 realiza-se a 1ª Exposição Catequética, enfocando aspectos das 6 Regiões Episcopais onde a ESPAC prestava assessoria.

Destaques:

Alguns documentos de destaque nesta década que pontuavam as linhas de reflexão da Escola.

– 1992: 4ª Conferência do CELAM – Doc. de Santo Domingo

– 1990: Estudos da CNBB, nº 59 – Formação dos Catequistas