ESPAC 50 Anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

ESPAC 50 Anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização

Chegamos a 5ª década celebrando o jubileu de ouro da ESPAC. Uma trajetória de intensas atividades, muitas dificuldades, mas também convicção de sua missão e amor profundo à catequese e à formação dos catequistas.

DÉCADA: 2010-2020 – Avançando na Caminhada

– Em 2010 a ESPAC assina convênio com a Faculdade Católica de Fortaleza que passa a certificar os cursos da Escola como curso de extensão da Faculdade Católica.

– Também em 2010, foi realizada no dia 6 de novembro a Celebração dos 40 anos da ESPAC. Tema: ESPAC – 40 anos criando novos caminhos para a catequese sendo fonte de esperança e transformação. Representantes das Dioceses do Regional NE1 e da CNBB nacional estiveram presentes.

– Em 2012 Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, homologa o primeiro estatuto da ESPAC, “para que melhor ainda possa ser instrumento pastoral de fundamental importância na Arquidiocese de Fortaleza” (Dom José Antonio).

Em 2013 foram criados os cursos:

  • Iniciação à Vida Cristã com carga horária de 128h/aula, respondendo aos novos apelos da Catequese em nível nacional.
  • Parapsicologia com carga horária de 64h/aula.

– De 4 a 7 de fevereiro de 2013 realizou-se a 4ª Semana Catequética da ESPAC. Com o Tema: A Palavra de Deus na Vida da Gente: A Palavra como Fundamento da

Catequese hoje. Assessorada por Pe. Justino Martinez, missionário Comboniano.

A Semana tinha como objetivo, refletir a Palavra de Deus como fundamento da educação da fé, animando e incentivando os catequistas para um maior compromisso com a vivência da Palavra na Catequese e na vida.

– Em 2014 foi elaborado o projeto para o Curso de Especialização em Catequese. Como a ESPAC não é uma instituição de nível superior, a programação do curso foi entregue à Faculdade Católica para ser realizado.

– Em 2014 em parceria com a Equipe Arquidiocesana de Articulação Catequética, foram realizados encontros de Formação com os Coordenadores de Catequese das Regiões Episcopais. Com o objetivo de ajudar estes catequistas a atualizar e fortalecer sua ação catequética e seu ministério na coordenação.

– Continuando o processo de descentralização, a ESPAC realiza cursos nas Paróquias e Regiões Episcopais:

 Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Cidade dos Funcionários. Curso Básico de Pastoral Catequética, de Março a Novembro de 2011, com carga horária de 128h/aula.

 Região Bom Jesus dos Aflitos, no Bairro Panamericano. Curso Básico de Bíblia de Março a Novembro de 2012, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral São José Operário, no Bairro Araturi. Curso Básico de Pastoral catequética. O Curso iniciou em Agosto de 2012 e conclui-se em Maio de 2013, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral Santa Paula Frassinetti, no BairroGranja Lisboa. Curso Básico de Bíblia realizado de Março a Novembro de 2015, com carga horária de 128h/aula.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Montese. Curso de Formação Catequética no período de Março a Novembro de 2015, com carga horária de 128h/aula.

Paróquia Santa Cecília, no Bairro Bom Jardim. Curso de Formação Catequética realizado de Março a Novembro de 2016, com carga horária de 128h/aula.

Região Nossa Senhora dos Prazeres. Curso de Formação Catequética no período de Março a Novembro de 2017, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral Santa Paula Franssinetti, no BairroGranja Lisboa. Curso de Formação Catequética realizado de Março a Novembro de 2017, com carga horária de 128h/aula.

 Área Pastoral São Francisco de Assis, no Bairro Vila Velha. Assessoria Formativa de Iniciação à Vida Cristã. De Março a Novembro de 2019, com carga horária de 128h/aula.

– De 20 a 24 de Fevereiro de 2017 realizou-se a 5ª Semana Catequética da ESPAC, com o intuito de oferecer aos catequistas do Batismo, Eucaristia, Crisma e demais agentes de pastoral, uma reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã contemplando os desafios e as perspectivas que a iniciação cristã oferece como itinerário catequético, para uma educação da fé permanente no caminho do discipulado e seguimento a Jesus. O Tema da semana: Iniciação à Vida Cristã: Desafios e Perspectivas para a Igreja do Nosso Tempo, foi assessorado por Dom Beto Breis bispo da Diocese de Juazeiro da Bahia.

– Em 2017 foram elaborados a mística e os princípios que regem toda a ação da escola.

Mística da ESPAC: A fé e a adesão ao Projeto de Jesus e o compromisso de anunciá-lo e ser sinal visível da presença de Deus na sociedade. É o Espírito de Deus que nos move para trabalharmos a formação dos catequistas enraizada nos valores evangélicos, da justiça e da solidariedade aos mais necessitados, semeando entre nós os sinais do Reino de Deus.

– A ESPAC atende solicitações de formação em Paróquias de outras Dioceses e Regionais:

Em 2015 na Diocese de Sobral, no período de Abril a Novembro, realizou o Curso de Formação Catequética na Paróquia Senhora Sant’Ana em Santana do Acaraú.

Por solicitação de Dom Plínio, a escola realizou por um período de três anos (2016, 2017 e 2018) na Diocese de Picos – PI, um processo de formação para catequistas e agentes de pastoral. A formação se deu em dois níveis: para agentes de pastoral dos oito zonais que compõem a Diocese, e para alunos da Escola Diocesana.

De 14 a 18 de Novembro de 2018 aconteceu 4ª Semana Brasileira de Catequese. Com o Tema – A Serviço da Iniciação à Vida Cristã e o Lema – “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42)

A semana teve como objetivo:Compreender a catequese de inspiração catecumenal à serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual. Vanda Martins participou representando a ESPAC.

No final de 2018 foi eleita para um mandato de quatro anos a partir de 2019, uma nova coordenação para a ESPAC: Prof. Fernando da Paixão – Coordenador e Profª Elenir Pereira da Silva – Vice-Coordenadora.

 De 10 a 14 de Fevereiro de 2020 realizou-se a 6ª Semana Catequética uma das atividades de comemoração dos 50 anos da ESPAC. A semana teve como Tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos Missionários em Comunidade. Foi assessorada por Pe. Jânison de Sá Santos Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O Objetivo da semana era Fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus.

– Atualmente a ESPAC oferece em média 10 cursos anuais contemplando as dimensões Bíblica, Litúrgica, Catequética e Humana, e conta com um público de 300 Catequistas e Agentes de Pastoral. E conta hoje com uma equipe de 21 dedicados colaboradores que tonam possível a realização do seu trabalho.

Em 2020 a ESPAC comemora 50 anos de existência. O tema ESPAC 50 anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização, reflete o que tem sido a trajetória da ESPAC ao longo destes anos. Esperamos continuar a nossa missão testemunhando o Evangelho e servindo ao Reino de Deus conforme a orientação do mestre Jesus: “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15).

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Sem Oração não haverá Sínodo

Edições CNBB publica “Orações Eucarísticas para a concelebração” e o “Rito da Missa celebrada com o povo”

Encontro de Liturgia reflete sobre nova edição do Missal Romano brasileiro

Inscrições para o II Seminário Bíblico Arquidiocesano continuam

CNBB sobre a tramitação da ADPF 442: “jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto”