Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

ESPAC 50 Anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização

Chegamos a 5ª década celebrando o jubileu de ouro da ESPAC. Uma trajetória de intensas atividades, muitas dificuldades, mas também convicção de sua missão e amor profundo à catequese e à formação dos catequistas.

DÉCADA: 2010-2020 – Avançando na Caminhada

– Em 2010 a ESPAC assina convênio com a Faculdade Católica de Fortaleza que passa a certificar os cursos da Escola como curso de extensão da Faculdade Católica.

– Também em 2010, foi realizada no dia 6 de novembro a Celebração dos 40 anos da ESPAC. Tema: ESPAC – 40 anos criando novos caminhos para a catequese sendo fonte de esperança e transformação. Representantes das Dioceses do Regional NE1 e da CNBB nacional estiveram presentes.

– Em 2012 Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, homologa o primeiro estatuto da ESPAC, “para que melhor ainda possa ser instrumento pastoral de fundamental importância na Arquidiocese de Fortaleza” (Dom José Antonio).

Em 2013 foram criados os cursos:

  • Iniciação à Vida Cristã com carga horária de 128h/aula, respondendo aos novos apelos da Catequese em nível nacional.
  • Parapsicologia com carga horária de 64h/aula.

– De 4 a 7 de fevereiro de 2013 realizou-se a 4ª Semana Catequética da ESPAC. Com o Tema: A Palavra de Deus na Vida da Gente: A Palavra como Fundamento da

Catequese hoje. Assessorada por Pe. Justino Martinez, missionário Comboniano.

A Semana tinha como objetivo, refletir a Palavra de Deus como fundamento da educação da fé, animando e incentivando os catequistas para um maior compromisso com a vivência da Palavra na Catequese e na vida.

– Em 2014 foi elaborado o projeto para o Curso de Especialização em Catequese. Como a ESPAC não é uma instituição de nível superior, a programação do curso foi entregue à Faculdade Católica para ser realizado.

– Em 2014 em parceria com a Equipe Arquidiocesana de Articulação Catequética, foram realizados encontros de Formação com os Coordenadores de Catequese das Regiões Episcopais. Com o objetivo de ajudar estes catequistas a atualizar e fortalecer sua ação catequética e seu ministério na coordenação.

– Continuando o processo de descentralização, a ESPAC realiza cursos nas Paróquias e Regiões Episcopais:

 Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Cidade dos Funcionários. Curso Básico de Pastoral Catequética, de Março a Novembro de 2011, com carga horária de 128h/aula.

 Região Bom Jesus dos Aflitos, no Bairro Panamericano. Curso Básico de Bíblia de Março a Novembro de 2012, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral São José Operário, no Bairro Araturi. Curso Básico de Pastoral catequética. O Curso iniciou em Agosto de 2012 e conclui-se em Maio de 2013, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral Santa Paula Frassinetti, no BairroGranja Lisboa. Curso Básico de Bíblia realizado de Março a Novembro de 2015, com carga horária de 128h/aula.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Montese. Curso de Formação Catequética no período de Março a Novembro de 2015, com carga horária de 128h/aula.

Paróquia Santa Cecília, no Bairro Bom Jardim. Curso de Formação Catequética realizado de Março a Novembro de 2016, com carga horária de 128h/aula.

Região Nossa Senhora dos Prazeres. Curso de Formação Catequética no período de Março a Novembro de 2017, com carga horária de 128h/aula.

Área Pastoral Santa Paula Franssinetti, no BairroGranja Lisboa. Curso de Formação Catequética realizado de Março a Novembro de 2017, com carga horária de 128h/aula.

 Área Pastoral São Francisco de Assis, no Bairro Vila Velha. Assessoria Formativa de Iniciação à Vida Cristã. De Março a Novembro de 2019, com carga horária de 128h/aula.

– De 20 a 24 de Fevereiro de 2017 realizou-se a 5ª Semana Catequética da ESPAC, com o intuito de oferecer aos catequistas do Batismo, Eucaristia, Crisma e demais agentes de pastoral, uma reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã contemplando os desafios e as perspectivas que a iniciação cristã oferece como itinerário catequético, para uma educação da fé permanente no caminho do discipulado e seguimento a Jesus. O Tema da semana: Iniciação à Vida Cristã: Desafios e Perspectivas para a Igreja do Nosso Tempo, foi assessorado por Dom Beto Breis bispo da Diocese de Juazeiro da Bahia.

– Em 2017 foram elaborados a mística e os princípios que regem toda a ação da escola.

Mística da ESPAC: A fé e a adesão ao Projeto de Jesus e o compromisso de anunciá-lo e ser sinal visível da presença de Deus na sociedade. É o Espírito de Deus que nos move para trabalharmos a formação dos catequistas enraizada nos valores evangélicos, da justiça e da solidariedade aos mais necessitados, semeando entre nós os sinais do Reino de Deus.

– A ESPAC atende solicitações de formação em Paróquias de outras Dioceses e Regionais:

Em 2015 na Diocese de Sobral, no período de Abril a Novembro, realizou o Curso de Formação Catequética na Paróquia Senhora Sant’Ana em Santana do Acaraú.

Por solicitação de Dom Plínio, a escola realizou por um período de três anos (2016, 2017 e 2018) na Diocese de Picos – PI, um processo de formação para catequistas e agentes de pastoral. A formação se deu em dois níveis: para agentes de pastoral dos oito zonais que compõem a Diocese, e para alunos da Escola Diocesana.

De 14 a 18 de Novembro de 2018 aconteceu 4ª Semana Brasileira de Catequese. Com o Tema – A Serviço da Iniciação à Vida Cristã e o Lema – “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42)

A semana teve como objetivo:Compreender a catequese de inspiração catecumenal à serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual. Vanda Martins participou representando a ESPAC.

No final de 2018 foi eleita para um mandato de quatro anos a partir de 2019, uma nova coordenação para a ESPAC: Prof. Fernando da Paixão – Coordenador e Profª Elenir Pereira da Silva – Vice-Coordenadora.

 De 10 a 14 de Fevereiro de 2020 realizou-se a 6ª Semana Catequética uma das atividades de comemoração dos 50 anos da ESPAC. A semana teve como Tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos Missionários em Comunidade. Foi assessorada por Pe. Jânison de Sá Santos Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O Objetivo da semana era Fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus.

– Atualmente a ESPAC oferece em média 10 cursos anuais contemplando as dimensões Bíblica, Litúrgica, Catequética e Humana, e conta com um público de 300 Catequistas e Agentes de Pastoral. E conta hoje com uma equipe de 21 dedicados colaboradores que tonam possível a realização do seu trabalho.

Em 2020 a ESPAC comemora 50 anos de existência. O tema ESPAC 50 anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização, reflete o que tem sido a trajetória da ESPAC ao longo destes anos. Esperamos continuar a nossa missão testemunhando o Evangelho e servindo ao Reino de Deus conforme a orientação do mestre Jesus: “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15).

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais