50 Anos da Escola de Pastoral Catequética – ESPAC

A ESPAC – Escola de Pastoral Catequética, completa este ano 50 anos de serviços prestados à formação de Catequistas e Agentes de Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza.

Infelizmente a realidade de pandemia que estamos vivenciando atualmente, não permite celebrar esta caminhada como havíamos planejado, mas gostaríamos de deixar registrado algumas ações importantes realizadas pela ESPAC ao longo destes 50 anos e que foram determinantes para a consolidação da caminhada da Escola.

Este registro será feito por década e será publicado uma vez por semana, sempre as quartas-feiras. Convidamos a todos para acompanhar e, se desejar, comentar a publicação.

Iniciaremos hoje pela Década de 1970 quando tudo começou.

Década 1970 – Iniciando a Caminhada

Ir. Inês de Barros Lima, Filha da Caridade, inicia um curso de catequese para junioristas da sua congregação.

Ordenado bispo em 1970, D. Miguel Câmara traz o curso para o Seminário da Prainha, favorecendo a participação dos leigos. Motivado pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), que provocou certa abertura e muitos questionamentos à ação da Igreja.

Inicialmente o Curso acontecia aos Sábados, com duração de 2 anos, e 6 meses de estágio supervisionado nos colégios Católicos. Alguns colégios onde aconteciam os estágios: Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Anchieta e Colégio Santa Rosa de Viterbo.

Posteriormente o Curso é ampliado para 4 anos.

Participantes do Curso: Catequistas Paroquiais e Professores de Ensino Religioso. As turmas eram bastante expressivas, por dois motivos: a abertura para a formação de leigos, e a necessidade de ter um curso que validasse o direito de ser professor de religião.

Alguns professores: Ir. Inês de Barros Lima, Pe. Luis Uchôa, Pe. Paulo Pontes, Pe. Antônio Sidra…

Pe. Antônio Soares Pinto, Conhecido como Pe. Suzenito assume a direção da escola até 1975, tornando-se seu 2º Diretor.

Em 1976 Pe. Aquiles Henn, assume em caráter provisório a coordenação do Setor de Catequese da Arquidiocese e consequentemente a Escola de Catequese.

Pe.  Antônio Sidra em 1976, é nomeado 3º Diretor da Escola.

Também em 1976 a Arquidiocese assina com a secretaria de Educação do Estado, um convênio que atribuía à ESPAC, a responsabilidade de referendar a indicação de professores para o Ensino Religioso nos colégios da rede pública do Estado do Ceará.

Destaques:

Alguns documentos eclesiais, que nesta década, marcaram a caminhada da Igreja e influenciaram as atividades da ESPAC.

– 1962-1965: Concílio Vaticano II

– 1968: 2ª Conferência do CELAM – Doc. de Medellin