ESPAC 50 Anos: Abrindo Caminhos para uma Catequese Missionária e Comprometida com a Evangelização

Você hoje é convidado a percorrer mais um pouco os caminhos traçados pela Escola de Pastoral Catequética – ESPAC ao longo dos anos. Nesta quarta década vários cursos e atividades foram realizadas para fortalecer cada vez mais a formação dos Catequistas.

Década: 2000- 2010 – Intensificando a Caminhada

Em 2000  realizou-se 10 encontros de formação para coordenadores paroquiais de catequese, em preparação ao Ano Jubilar. Um dia de Encontro e celebração Eucarística, marcou as comemorações do Ano Jubilar com os catequistas, que teve como Tema: Jesus Cristo, Centro da Catequese. E como Lema: Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus.

De 04 a 08/02/2002  aconteceu a 1ª Semana Catequética na ESPAC. Temas enfocados: Catequese: Vida e Missão, Como Celebrar na Catequese e Catequese com Adultos. Assessorada pela equipe de professores da ESPAC.

2002, respondendo a um forte apelo da Igreja para a Catequese com Adultos, intensificado na 2ª Semana Brasileira de Catequese, cria-se o Curso para Catequistas com Adultos.

De 14 a 28/09/2002 organizou-se a 2ª Exposição Catequética retratando a religiosidade popular, a inculturação, a dimensão litúrgica, a comunicação e a formação catequética.

Em 2003, cria-se o Curso em Oficinas Catequéticas. Destacando as seguintes dimensões: Comunicação Humana, Celebrando Nossa Caminhada catequética, Mística catequética, Caminhando com a Palavra de Deus e em Busca de uma Catequese sempre Renovada.

Em 19/09/2003, comemorando os 20 anos do Doc. Catequese Renovada, realizamos um momento de encontro, memória e reflexão. Uma mesa redonda composta por Dom Sérgio da Rocha, Frei Humberto Wallshlag, Elenir Pereira e Maria das Dores Rocha; enfocou vários aspectos do documento: A visão da Igreja, A Catequese Renovada hoje e a vivência pastoral a partir do documento.

Em 2004 inicia-se o Curso Básico de Bíblia, com o objetivo de oferecer chaves de leitura para a reflexão do universo bíblico, destacando temas fundamentais para a experiência pessoal e pastoral.

De 09 a 13/02/2004, acontece 2ª Semana Catequética, que teve como objetivo animar a catequese na cidade. Tema central: O Catequista na Igreja e na Sociedade atual, assessorado por Ir. Anette Dumoulin.

Em 2004, 2005 e 2010, realizou-se o Curso para Agentes da Pastoral do Batismo, com o objetivo de proporcionar uma formação básica aos agentes da pastoral do batismo para uma vivência pastoral e celebrativa comprometida com a comunidade.

2005, nasce o do Curso de Aprofundamento Bíblico. Seu objetivo era proporcionar um estudo sobre o contexto em que foram escritos os Livros da Bíblia, analisando o texto e a mensagem que cada um deles quer enfocar, ajudando os participantes a terem uma compreensão aprofundada dos mesmos. São aprofundados dois livros a cada ano.

De 16 a 20/05/2005 realiza-se a Bodega das Artes, mostrando a produção artística  e  revelando diversos talentos de alunos e professores da ESPAC.

De 06 a 10/02/2006 aconteceu a 3ª Semana de Catequese na ESPAC, refletindo temas como: O Ser Catequista, Bíblia na Catequese, Jesus e seu Projeto e Ser Cristão Hoje. Assessorada pela equipe de professores a ESPAC.

Nesta década começa um processo de descentralização dos cursos e vários deles são realizados nas paróquias:

2007: Nsa. Sra. da Salete e 2009: Imaculado Coração de Maria – Curso Básico de Bíblia

2010: Área Pastoral São Francisco de Assis – Canindezinho  e  N. Sra. Da Glória- Curso Básico de Pastoral Catequética

Em 10/11/2007 realiza-se uma Exposição Bíblica, na Praça do Ferreira, em parceria com o CEBI.  Durante o ano de 2006, a equipe estudou, organizou os temas e preparou os elementos expostos em cada tenda. Experiência agradável e enriquecedora para todos. A exposição foi organizada em tendas que enfocavam:

Tenda 1 – Gênesis e Êxodo: Criação e Libertação

Tenda 2 – Os Profetas Ontem e Hoje

Tenda 3 – As Mulheres na Bíblia

Tenda 4 – Os Encontros de Jesus

Em 2009 celebramos em todo o Brasil o Ano Catequético com o tema: Catequese, Caminho para o Discipulado e a Missão. Várias atividades foram realizadas no ano de 2008 em parceria com a Equipe Arquidiocesana de Articulação Catequética, preparando os catequistas para vivenciarem este ano.

– Programa Catequético na Rádio Dom Bosco

– Encontro com catequistas nas Regiões Episcopais

– Reflexão com os padres na Regiões Episcopais.

16. Em 2009, Celebrando o Ano Catequético:

Caminhada Orante saindo de vários pontos da cidade e Celebração Eucarística na Catedral.

– De 27 a 29/11: Simpósio Catequético com o tema: A Catequese na Ação Evangelizadora da Igreja. Conferencistas:Dom José Luis Ferreira Salles, Ir. Annette Dumoulin e Profa. Tânia Couto

DESTAQUES:

Os principais destaques desta década foram:

– 2000: Produção do subsídio: Jesus, Profeta e Catequista do Pai – ESPAC

– 2001: 2ª Semana Brasileira de Catequese  – Com Adultos Catequese Adulta com Profa. Socorro Tavares e Vanda Martins participaram representando a ESPAC

– 2002: Produção do Jornal “Motivação”

– 2005: Diretório Nacional de Catequese

– 2007: 5ª Conferência do CELAM, em Aparecida

– 2007: Estudos da CNBB, nº 95 – Ministério do catequista

– 2009: 3ª Semana Brasileira de Catequese – Iniciação à Vida Cristã e Vanda Martins participou representando a ESPAC