Semana das Águas acontece de 16 a 24 de março em Aracoiaba

semanadaságuas300Desde o ano de 2004, realizamos a Semana das Águas, que começou como um gesto concreto da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Água Fonte de Vida”. A proposta principal desta ação é provocar, uma profunda reflexão sobre a água, dentro de quatro dimensões: espiritual, ambiental, social e econômica.

Nesses dez anos, muitas ações foram desenvolvidas, apesar da falta de recursos, apoio e estrutura. Faremos um balanço geral, no Seminário das Águas, no dia 21 de março, com a presença de prefeitos, deputados, técnicos e lideranças. Continuaremos acreditando na possibilidade da formação de uma consciência de respeito, amor e cuidado pela água, por isso ousamos com esta luta que é permanente e deve ser de todos nós. Pois cada vez mais a água está diminuindo em qualidade e quantidade. Por culpa de nossas ações desrespeitosas e desumanas para com a mãe natureza, em especial com a água, precioso líquido. O Açude Aracoiaba está secando, restam menos de 30% de sua capacidade, sem contar o alto grau de poluição, depois de três anos sem sangrar.

O desmatamento, a destruição das nascentes e matas ciliares, a poluição, os esgotos, o lixo, a erosão, o assoreamento, os agrotóxicos, o extrativismo, associados ao desperdício e ao uso irracional dos recursos hídricos, têm provocado o estrangulamento das reservas naturais e artificiais, que estão comprometidas em sua quantidade e qualidade. Refletindo sobre tudo isso, o tema da Xª Semana das Águas interpela-nos: “Não cuidamos, ela acabou. E agora?”

Programação da Semana das Águas

16 de março, sábado, manhã e tarde: Visitas às Salas de Aula, Faculdades.

17 de março, domingo, o dia todo: Encontrão das Comunidades da Cisterna de Placas, em Lagoa Grande.

18 de março, segunda, manhã, tarde e noite: Visitas nas Escolas.

19 de março, terça, manhã, tarde e noite: Festejos de São José, nas Comunidades: Furnas, Capivara, Encosta de Cima, Mororó e Candeias.

20 de março, quarta-feira, manhã: Limpeza simbólica do Açude no Encosta.

21 de março, quinta-feira, manhã: Seminário das Águas no Salão Paroquial.

22 de março, sexta-feira, dia todo: Seminário de Economia Solidária no CVT.

23 de março, sábado, noite: Cantoria de Viola na Agrovila.

24 de março, Domingo de Ramos, dia todo: Encontrão de Jovens no Salão Paroquial.

Contato: 85-99370969 e 96789580; [email protected]

Realização: Comissão Municipal de Convivência com o semiárido; Comissão Gestora do Açude Aracoiaba; Associação do Desenvolvimento Comunitário de Lagoa de São João; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba. Apoio: Paróquia de Aracoiaba e Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.