Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Saudação aos secretários e secretárias que trabalham nas 149 paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese

Hoje, dia 30 de setembro,  é celebrado o Dia da Secretária, data em que são homenageados os profissionais que auxiliam o trabalho de alguma outra pessoa, atuam como assessores  na organização de atividades do dia-a-dia, rotinas administrativas, organização de eventos, viagens e demais tarefas, seja em um escritório ou como assistente pessoal. Ela geralmente trabalha em escritórios, e atua na organização da agenda do seu superior, com a marcação de reuniões e outras atividades.

Ela pode trabalhar em escritórios de advocacia, de políticos, agências, consultórios e muitos outros lugares.

Hoje queremos saudar os secretários e secretárias que trabalham nas 149 paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Fortaleza. A secretária é encarregada de manter o uma parte do funcionamento das igrejas de forma organizada.

Origem do Dia da Secretária

A origem do Dia da Secretária está ligada a Lilian Sholes, que foi a primeira mulher a datilografar em uma máquina de escrever em público. Lilian estava testando o invento de seu pai Christopher Sholes, que havia criado um novo tipo de máquina de escrever.

Assim para comemorar o centenário de seu nascimento, que foi em 30 de setembro de 1850, várias empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram concursos de datilografia, que buscava a melhor datilógrafa, além de outras comemorações.

Com o passar dos anos essa data ficou conhecida como o Dia das Secretárias, pois era um tipo de equipamento muito utilizado pelas secretárias na época.

Apesar de não ser oficial em todo o Brasil a data de 30 de setembro é reconhecida em todo o Brasil como o dia da secretária.

Origem da Profissão de Secretária

A profissão de secretária tem origem muito antiga, e se origina em parte na função do antigo escriba.

Os escribas na Grécia antiga eram pessoas que tinham estudado bastante e tinha um alto nível de conhecimento, geralmente tinham origem nobre e possuíam muito prestígio na sociedade.

Porém com o surgimento dos regimes democráticos, que levaram a queda da nobreza como um todo, muitos escribas acabaram se tornando professores, filósofos, eruditos ou escritores, enquanto outros que não tinham tanta influência continuaram como escravos prestando serviço a seus senhores, que acabavam utilizando de seus conhecimentos para atividades de assessoria, conhecidos posteriormente como secretários.

Essa função existiu no Império Romano, para auxiliar nos escritórios de administração pública, porém entrou em declínio na idade média, onde somente existia em instituições religiosas.

Fonte : Google

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais