Primeira Palestra do Simpósio da Misericórdia

Após o lanche da manhã, todos retornam  ao interior do Ginásio Paulo Saraste para a primeira Palestra: Abordagem Bíblica da Misericórdia que será proferida pelo Padre Luiz Sartorel.

• Conceitos da Misericórdia
  • Jesus é a revelação da Misericórdia do Pai

padre Luiz Sartorel

Padre Luiz Sartorel, Assessor das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Fortaleza no Simpósio Arquidiocesano do Ano da Misericórdia, é um o primeiro palestrante no dia 24 de setembro com tema “Abordagem Bíblica da Misericórdia”.

Ele inicia a sua fala afirmando:

“… Misericórdia é uma decisão de caminhar juntos”

“… Misericórdia significa abrir o coração da gente aos pobres.”

Ressaltou  que outro aspecto importante da misericórdia é a salvação; é o shalom que significa justiça para todos. Shalom é fruto da justiça que se manifesta em justiça e abundância para todos.

Na bíblia a palavra misericórdia está ligada a Deus que nos ama e se manifesta com amor materno.

Justiça na bíblia significa devolver para o pobre o que lhe é de direito.

No Antigo Testamento, a misericórdia se faz como que aliança de Deus com seu povo. Um Deus que se coloca ao lado do mais fraco.

Deus não escolheu Israel como seu povo, e sim Deus escolheu gente que seguia à margem da sociedade, que não era povo e o fez povo.

A palestra foi encerrada com a visão da misericórdia no Novo Testamento. Onde Jesus expressa a disposição de perdoar sempre: Setenta vezes sete. Concluiu citando as três parábolas da Misericórdia: Da Ovelha Perdida, Moeda Perdida e a do Filho Pródigo.

ABORDAGEM BÍBLICA DA MISERICÓRDIA

Por Lourdinha Silva – Pascom Arquidiocese