Paróquia da Tabuba oferece treinamento com assessora financeira

O encontro visa capacitar as comunidades para responder às exigências fiscais do Governo

A manhã do domingo, dia 15, foi dedicada na Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro, na Tabuba, ao treinamento sobre controle contábil ministrado pela assessora financeira da Arquidiocese de Fortaleza, Michele Nogueira.  Para a formação, o pároco padre Maurício Lopes convocou os responsáveis pelo setor financeiro de cada comunidade, além dos secretários paroquiais e seminaristas que atuam na paróquia.

“A visita  faz parte do esforço da Cúria em explicar e capacitar as bases da Arquidiocese, que são as paróquias com suas comunidades, para atender às exigências fiscais do Governo”, explica Michele. Além do treinamento, que pretende atingir as 147 paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, a administração  da Cúria  criou um Setor Contábil, além de fornecer cursos diversos para aprimorar a gestão financeira.

No treinamento, a partir de uma linguagem clara e direta, a facilitadora explicou como funciona o sistema de arrecadação de impostos no país, como as paróquias devem proceder com a prestação de contas e honrar com os seus compromissos mediante as exigências da lei. O tema do voluntariado nas paróquias  foi posto em destaque. “É um trabalho que deve ser estimulado. Quem o pratica certamente se destaca no mercado de trabalho”, pontua Michele.

Padre Maurício Lopes avalia o encontro como positivo.  Ainda neste mês, o sacerdote apresentou as novas ferramentas através das quais os agentes pastorais das comunidades farão a prestação de contas. ” É um trabalho que fazemos em unidade com a nossa Cúria com o objetivo de gerir cada vez melhor e com transparência os recursos que recebemos do povo de Deus”.

Por  Pascom – Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Pedro da Tabuba