Paróquia da Tabuba/Caucaia Praias realiza Assembleia de Paroquial de Pastoral 2021

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba – Caucaia Praias realizou na tarde do último dia seis de fevereiro/2021, na modalidade virtual, a primeira parte de sua Assembleia de Pastoral. Toda a paróquia fará seus processos de avaliação do ano pastoral de 2020 e de planejamento das ações para 2021, utilizando os meios digitais, uma vez que não há previsão de volta das atividades presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus da COVID 19 e, que temos que nos proteger e proteger o outro do contágio desse vírus.

A assembleia paroquial de pastoral tem como tema central: As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023 e como assessor o padre Fabiano, missionário redentorista. A paróquia quer levar adiante a sua missão evangelizadora, identificando-se com os quatro pilares que ajudam a Igreja a enfrentar os desafios do nosso tempo. A assembleia vai aprofundar os pilares presentes nas diretrizes.

A assembleia pastoral virtual, nessa sua primeira parte, contou com boa presença de presbíteros, diácono permanente, religiosas e as lideranças leigas, numa expressão de uma Igreja Povo de Deus, que busca a sinodalidade e viver a alegria do anúncio do Evangelho numa Igreja em saída para as periferias. A segunda parte da assembleia acontecerá em 02/03/2021.

Pe. Maurício Lopes, pároco da Comunidade Paroquial, destacou a importância de todos participarem da assembleia para rezarmos e pensarmos juntos as saídas a fim de fazer uma evangelização eficaz e que se chegue ao verdadeiro e necessário entendimento que não se pode separar o culto e a misericórdia, a liturgia e a ética, a celebração e o serviço aos irmãos.

Precisamos caminhar para uma espiritualidade que esteja aberta aos que estão nas periferias sociais (cf. Doc. 109 da CNBB, nº 163). “Vivemos o período nebuloso do coronavírus, e no dia de hoje – dia 06/02/2021, já são de mais de duzentos e trinta mil mortes por causa da COVID 19. Temos que nos preocupar com os mais necessitados e trabalhar juntos pelo Bem Comum. Temos que ir de uma pastoral da manutenção e se abrir a uma autêntica conversão pastoral”, ressaltou o pároco.

A assembleia de modo profético, em expressão de solidariedade, como Igreja do consolo e da profecia começou rezando o Ofício Divino das Comunidades lembrando as vítimas dessa pandemia, a necessidade de vacina para todos e de se lutar por democracia.

A paróquia toda, nessa assembleia pastoral, está sendo convidada através de suas lideranças eclesiais, das CEBs e das pastorais, grupos, serviços e movimentos, a estudar os pilares que ajudam a Igreja no Brasil a assumir os desafios dos tempos de hoje. A assembleia se desenvolve dentro da metodologia do VER – JULGAR – AGIR. As lideranças eclesiais todas estão envolvidas com seguintes questões fundamentais: Em tempos da pandemia, como vivemos e o que fizemos para nos sentir Igreja? O que faz a gente se sentir Igreja? O que podemos e temos que fazer, de hoje em diante?

A missão é anúncio da Boa Nova. Evangelizar é a vocação da Igreja. Como Igreja, devemos afastar toda a aparência de uma empresa que presta serviços religiosos (cf. Doc. 109, nº 132) e sermos oásis de misericórdia (MV, nº 12), especialmente para os mais pobres e oprimidos.

Fonte e foto: Paróquia da Tabuba/Caucaia Praias