Paróquia da Tabuba/Caucaia Praias realiza Assembleia de Paroquial de Pastoral 2021 - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Paróquia da Tabuba/Caucaia Praias realiza Assembleia de Paroquial de Pastoral 2021

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças e São Pedro – Tabuba – Caucaia Praias realizou na tarde do último dia seis de fevereiro/2021, na modalidade virtual, a primeira parte de sua Assembleia de Pastoral. Toda a paróquia fará seus processos de avaliação do ano pastoral de 2020 e de planejamento das ações para 2021, utilizando os meios digitais, uma vez que não há previsão de volta das atividades presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus da COVID 19 e, que temos que nos proteger e proteger o outro do contágio desse vírus.

A assembleia paroquial de pastoral tem como tema central: As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023 e como assessor o padre Fabiano, missionário redentorista. A paróquia quer levar adiante a sua missão evangelizadora, identificando-se com os quatro pilares que ajudam a Igreja a enfrentar os desafios do nosso tempo. A assembleia vai aprofundar os pilares presentes nas diretrizes.

A assembleia pastoral virtual, nessa sua primeira parte, contou com boa presença de presbíteros, diácono permanente, religiosas e as lideranças leigas, numa expressão de uma Igreja Povo de Deus, que busca a sinodalidade e viver a alegria do anúncio do Evangelho numa Igreja em saída para as periferias. A segunda parte da assembleia acontecerá em 02/03/2021.

Pe. Maurício Lopes, pároco da Comunidade Paroquial, destacou a importância de todos participarem da assembleia para rezarmos e pensarmos juntos as saídas a fim de fazer uma evangelização eficaz e que se chegue ao verdadeiro e necessário entendimento que não se pode separar o culto e a misericórdia, a liturgia e a ética, a celebração e o serviço aos irmãos.

Precisamos caminhar para uma espiritualidade que esteja aberta aos que estão nas periferias sociais (cf. Doc. 109 da CNBB, nº 163). “Vivemos o período nebuloso do coronavírus, e no dia de hoje – dia 06/02/2021, já são de mais de duzentos e trinta mil mortes por causa da COVID 19. Temos que nos preocupar com os mais necessitados e trabalhar juntos pelo Bem Comum. Temos que ir de uma pastoral da manutenção e se abrir a uma autêntica conversão pastoral”, ressaltou o pároco.

A assembleia de modo profético, em expressão de solidariedade, como Igreja do consolo e da profecia começou rezando o Ofício Divino das Comunidades lembrando as vítimas dessa pandemia, a necessidade de vacina para todos e de se lutar por democracia.

A paróquia toda, nessa assembleia pastoral, está sendo convidada através de suas lideranças eclesiais, das CEBs e das pastorais, grupos, serviços e movimentos, a estudar os pilares que ajudam a Igreja no Brasil a assumir os desafios dos tempos de hoje. A assembleia se desenvolve dentro da metodologia do VER – JULGAR – AGIR. As lideranças eclesiais todas estão envolvidas com seguintes questões fundamentais: Em tempos da pandemia, como vivemos e o que fizemos para nos sentir Igreja? O que faz a gente se sentir Igreja? O que podemos e temos que fazer, de hoje em diante?

A missão é anúncio da Boa Nova. Evangelizar é a vocação da Igreja. Como Igreja, devemos afastar toda a aparência de uma empresa que presta serviços religiosos (cf. Doc. 109, nº 132) e sermos oásis de misericórdia (MV, nº 12), especialmente para os mais pobres e oprimidos.

Fonte e foto: Paróquia da Tabuba/Caucaia Praias

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Semana de Formação do Clero de Fortaleza aprofunda temática da conversão pastoral paroquial

Aniversário do segundo ano do Pacto das Catacumbas pela Casa Comum

Bispos do Ceará se reúnem para aprofundar e encaminhar as atividades pastorais do Regional

Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão

Conferência de Dom José Antonio na abertura da XIX Semana Teológica na FCF