Avança a Causa do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa, SDB

(ANS – Cidade do Vaticano) – Terça-Feira, 8 de novembro de 2022, no decorrer do Congresso peculiar dos Consultores Teólogos junto ao Dicastério das Causas dos Santos, foi dado parecer unânime positivo relativo ao exercício heroico das virtudes e à fama de santidade e de sinais, do Servo de Deus (SdeD) Dom Antônio de Almeida Lustosa SDB, Arcebispo de Fortaleza-CE, Brasil. A ‘Positio’ teve como Relator Monsenhor Maurizio Tagliaferri, como Postulador o P. Pierluigi Cameroni SDB e, como Colaboradora, a Dra. Cristiana Marinelli.

É uma passagem muito importante no processo de Beatificação e Canonização, saudada com jubilosa alegria na Inspetoria Salesiana do Brasil-Recife-PE e na Arquidiocese de Fortaleza-CE, onde Dom Lustosa passou os últimos 22 anos dos 40 de ministério episcopal e onde atua a Comissão Diocesana de promoção da Causa do SdeD.

“Uma figura de Bispo, cuja ação pastoral nas quatro dioceses por ele guiadas se evidenciou especialmente incisiva” – comentou o P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana (FS). Seu zelo apostó­lico engendrou uma série de obras e fundações, que tanto bem vêm fazendo ao Povo de Deus e aos Fiéis. Apreciado por seu empenho constante em formar um maduro e responsável laicato católico, é também lembrado por seu suave e quase imperceptível ascetismo, por ter vivido pobremente, por ter sido um autêntico homem de Deus e uma admirável pessoa de oração, humilde, invisivelmente entregue à penitência, acolhedor de todos, especialmente dos mais necessitados.

Antônio de Almeida Lustosa nasceu em 11 de fevereiro de 1886 de uma família da burguesia de São João del-Rei, no Estado brasileiro de Minas Gerais (MG). Dos pais aprendeu o espírito de sacrifício e o valor do trabalho. Os salesianos tinham aberto fazia pouco um internato – o Colégio Dom Bosco – em Cachoeira do Campo (MG). Antônio ali foi aos 16 anos. Dois anos depois decidiu tornar-se salesiano. Distinguiu-se por penetrante inteligência e por real empenho na vida religiosa. Aos 26 anos já era ordenado sacerdote. Foi feito Mestre de Noviços, e também Diretor (em Lavrinhas, no Estado de São Paulo), sendo encarregado da formação dos aspirantes salesianos, dos Estudantes Salesianos de Filosofia e também de Teologia. Além de ensinar, formava ao apostolado salesiano numerosos clérigos, animando, com a ajuda deles, as paróquias e os oratórios nas cidadezinhas próximas.

Em 1925 foi eleito Bispo de Uberaba, também em Minas Gerais (MG). Achou o seminário praticamente vazio: depois de um ano tinha no ginásio perto de 30 seminaristas. Interessou-se pelos excluídos, fazendo sua a urgência da justiça social. Não haviam passado sequer quatro anos que foi transferido a Corumbá, no hoje Mato Grosso do Sul (MS), sede maior e com maiores dificuldades para a evangelização. Após dois anos foi nomeado Arcebispo do Belém do Pará (PA), imensa Diocese da Região Norte do Brasil. Ali ficou dez anos, prodigalizando-se com a mesma generosidade de sempre.

Em 1941 foi transferido à importante sede de Fortaleza, no Estado do Ceará (CE)m, onde se expendeu com tudo o que era, por bem 22 anos, vivendo intensamente o “Da mihi animas” de Dom Bosco. Convencido de que a primeira evangelização consiste no redar dignidade às pessoas e famílias mais pobres, fundou ambulatórios, o hospital São José, escolas populares gratuitas e círculos operários. Inaugurou a “Sopa dos pobres” e os Serviços Sociais da Arquidiocese. Sem nunca esquecer o pastoreio das almas, deu vida ao Pré-Seminário, ao Santuário “Nossa Sra. de Fátima” e à ‘Rádio Assunção Cearense’. Para dar assistência às famílias do campo fundou a Congregação das ‘Josefinas’.

O SdeD foi um escritor prolífico nos setores mais variados: teologia, filosofia, espiritualidade, hagiografia, literatura, geologia, botânica… De se não esquecer o seu finíssimo senso de humor. Assaz apreciado foi também no campo artístico: são seus os vitrais da Catedral de Fortaleza.

Em 1963 se retirou à Casa salesiana, de Carpina (PE), onde transcorreu os últimos 11 anos de vida e onde aos 14 de agosto de 1974 entregou a sua alma a Deus. Seu corpo repousa na Catedral de Fortaleza.

Agora a sua ‘Positio’ será estudada pelos Cardeais e Bispos da Congregação das Causas dos Santos: estas articuladas fases de estudo e avaliação permitirão ao Sumo Pontífice, em caso de êxito positivo, declarar Dom Antônio de Almeida Lustosa “Venerável Servo de Deus”. Servirá depois um milagre atribuído à sua intercessão para abrir caminho pelo rumo da Beatificação.

Fonte: ANS – Agência Info Salesiana