Simpósio prepara caminhos para o CAM4/COMLA9 na Venezuela - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Simpósio prepara caminhos para o CAM4/COMLA9 na Venezuela

Um passo importante foi dado rumo ao Congresso Missionário Continental 4 (CAM4) e Congresso Missionário Latino Americano 9 (Comla 9), durante o 1º Simpósio Internacional de Missiologia, que aconteceu em Caracas, Venezuela, entre os dias 24 e 27 de janeiro. Com o tema “Secularização presente e futuro, desafio para a Missão”, o evento refletiu o enfoque temático para o CAM4/Comla9, que será realizado em Maracaibo, na Venezuela, de 22 a 27 de janeiro de 2013.
Para o assessor da Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Altevir, o tema e o lema do Congresso apontam para um dos desafios da Igreja em nossos dias: “Discípulos Missionários de Jesus Cristo, da América ao mundo secularizado e pluricultural”, e lema: “Discípulos Missionários da América para o mundo”.
Em preparação ao CAM4/COMLA9, a organização do evento, na Venezuela, divulgou uma nota na qual destaca o Congresso como um tempo de “graça” e “salvação”, oportuno para o “encontro pessoal e comunitariamente com Jesus Cristo”. Ainda no texto, a organização frisa que “toda a Igreja Venezuelana e da América se prepara para viver na plenitude do Espírito Santo a maravilhosa experiência do Congresso”.

Palestras
Quatro palestras direcionaram o Simpósio: “Visão histórica da secularização” ministrada pelo professor Enrique Ali, doutor em sociologia que sublinhou durante sua exposição que “é impossível imaginar uma sociedade sem religião” e que “a secularização é um desafio da Missão de Deus no mundo atual”. O professor desenvolveu sua exposição contextualizando historicamente a secularização.
O bispo da diocese de San Cristóvão, na Venezuela, dom Mário Moronta, foi o responsável pela segunda palestra, “A Conversão Pastoral”. Sobre o tema, o bispo apontou que a “conversão missiológica é medida pela maturidade da Igreja, que se expressa, por sua vez, pela prática da comunhão. Assim como a Igreja deve estar em estado permanente de missão, deve estar igualmente em permanente estado de conversão. A Igreja é comunhão, para criar comunhão. Ela existe para evangelizar”, disse o bispo.
O professor na Universidade Católica na Venezuela, padre Pedro Trigo, jesuíta, foi o terceiro expositor, enriquecendo o simpósio com uma profunda reflexão sobre o tema: “Vivência e transmissão do cristianismo quando não há transmissão ambiental”. De acordo com ele, “Jesus sempre nos atrai e nos atrai com sua humanidade”. Afirmou que há a necessidade de vencermos o individualismo e valorizarmos o testemunho. “Os verdadeiros testemunhos, são embriões da esperança da vida. A missão deve abraçar todas as instâncias da vida”, ressaltou. Por fim, a quarta e última palestra, foi ministrada pela Dra. Consuelo Veléz a partir do tema: “Leitura da realidade secularizante à luz da fé”. Consuelo, que fez sua palestra por meio de vídeo conferência, por não ter conseguido passagem da Colômbia à Caracas, iniciou com a seguinte pergunta: “Meio a realidade de secularização, quais os impedimentos para viver a experiência de fé”? Na reflexão ela dizia: “não devemos temer o humano, não se deve temer a encarnação. Através do humano vivemos o sonho de Deus para a humanidade”. Ao concluir afirmou que Deus não condena. “Precisamos entender isto para fazermos a experiência de fé: Devemos nos lançar mar adentro e lançar as redes utilizadas por Jesus para perceber a manifestação de Deus na história”.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Pilar da Palavra realiza Primeiro Seminário Arquidiocesano no formato online

Presidência da CNBB envia carta de unidade e solidariedade com a Igreja em Nicarágua

Cardeal Ranjith agradece ao Papa doação às famílias do Sri Lanka

Pastoral Carcerária celebra 50 anos de missão no Brasil a serviço de Cristo nos cárceres

O convite do Papa: confiar o destino da Europa e do mundo a N. Sra. Negra