Santuário de Canindé celebra Dia do Romeiro e festividade de Nossa Senhora de Lourdes

No dia 3 de fevereiro, Canindé recebe mais uma vez seus devotos, agora para homenageá-los. O Dia do Romeiro, data criada para agradecer toda a fé e dedicação dos romeiros de São Francisco das Chagas, chega a sua 17º edição de comemorações. Uma alegre novidade neste ano aos devotos será também com a celebração pela primeira vez da Festa de Nossa Senhora de Lourdes da Gruta (Clique aqui e confira a programação e a história da Gruta de Lourdes em Canindé!), também programada com início nesse dia 3 de fevereiro.

Para o Santuário de São Francisco das Chagas, essa data é um “dia de rezar e louvar a Deus pelos romeiros e devotos de São Francisco que fazem de nossa cidade a alma franciscana do Brasil”.

Confira os horários das celebrações no Santuário, no dia 3 de fevereiro:

6h – Santa Missa

8h30 – Acolhida aos romeiros

9h – Entrada do Painelzinho de São Francisco das Chagas e Santa Missa

17h – Coroa Franciscana

18h – Missa de Abertura da Festa de Nossa Senhora de Lourdes e Festividade do Dia do Romeiro, na Quadra da Gruta

Viva o Dia do Romeiro

A data do Dia do Romeiro foi instituída por meio de lei municipal em 2005, com o apoio do Santuário de São Francisco das Chagas. A escolha para que a festa acontecesse no terceiro dia do mês se deve ao término da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que acontece em Juazeiro do Norte, no dia 2 de fevereiro.

Confira também:

Serviço:

Secretaria do Santuário São Francisco das Chagas

Praça da Basílica, s/n, Centro, Canindé, CE.

Campanha dos Benfeitores do Santuário

Fonte: Santuário de Canindé

2 respostas

1. Acredito que requer uma retificação quanto a afirmativa no artigo “Dia do Romeiro” que se coloca que é a primeira vez que acontece a Festa de Nossa Senhora de Lourdes da Gruta, pois nos idos de 1960 acontecia a sua festa na Gruta e no dia 11 de fevereiro a procissão da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ao entorno de algumas ruas do Santuário ou Basílica de São Francisco, eu com 8 anos de idade acompanhava com minha mãe.
    Att.
    Gilson Landim