Pastoral do Menor realiza encontro sobre experiências com adolescentes e Lançamento da Campanha “Dê Oportunidade”

“Fizemos e deu certo” é o título do encontro que a Pastoral do Menor (PaMen) irá realizar no próximo dia 26 de janeiro no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, quando várias dioceses apresentarão seus trabalhos com crianças, adolescentes e jovens.

Serão compartilhadas 12 experiências das dioceses de Crato, Itapipoca, Iguatú, Tianguá e Arquidiocese de Fortaleza. Experiências construídas coletivamente e que fortalecem a missão da Pamen de promoção e defesa da vida de crianças e adolescentes nessas regiões. O material apresentado irá compor uma cartilha, como forma de documentar as diversas histórias exitosas de meninos e meninas.

Na ocasião será apresentada a “II Campanha Dê Oportunidade. Faça a diferença. Ninguém nasce infrator”. Uma campanha nacional que tem como objetivo fortalecer as medidas sócio educativas e oportunizar adolescentes, que cometeram atos infracionais, uma segunda chance e a possibilidade de mudanças na vida.

Várias ações estão sendo desenvolvidas em diversas capitais, no intuito de dar toda visibilidade possível a Campanha. Num cenário de tantas incertezas, nos unirmos na defesa de crianças e adolescentes nesse momento, é missão de todos nós!

Obs: O lançamento da Campanha acontecerá dentro do encontro “Fizemos e deu certo”.

Data da atividade: 26 de janeiro de 2017,
Horário: 8 às 17h
Local: Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja,
Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro.

Pastoral do Menor: campanha pede mais oportunidade para adolescentes

A Pastoral do Menor Regional NE1, em parceria com diversas instituições lançará no dia 26 de janeiro a Campanha “Dê Oportunidade. Faça a diferença. Ninguém nasce infrator”, que tem como objetivo levar à sociedade um outro olhar sobre o adolescente que cometeu ato infracional. O lançamento ocorrerá no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, das 15 às 17h.

A iniciativa visa informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para:

• A vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais;
  • Pautar os governos e executores das políticas públicas e todos os atores do Sistema de Garantia dos Direitos sobre as necessidades de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (Sinase);
  • Divulgar as práticas exitosas na efetivação das MSE, seja nos projetos da Pastoral do Menor como dos parceiros.

A Campanha é voltada para gestores de políticas públicas, sistema judiciário, conselhos de controle social e tutelares, educadores sociais, adolescentes, escolas, representantes de comunidades e movimentos sociais em geral. No lançamento, será oferecido material impresso e audiovisual para dar apoio à realização de oficinas, rodas de conversas, seminários e audiências públicas sobre a temática.

Pastoral do Menor

Trata-se de um organismo da CNBB que compõe o grupo das Pastorais Sociais da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência.

A Pastoral surgiu na década de 1970, impulsionada por dom Luciano Mendes de Almeida, no estado de São Paulo. Em 1987, com a Campanha da Fraternidade que refletiu sobre o tema “A Fraternidade e o Menor” e o lema “Quem acolhe o Menor a Mim acolhe”, a Pastoral do Menor passou oficialmente a fazer parte da ação da Igreja em favor da vida e dos direitos humanos de meninos e meninas.

Atualmente, a Pastoral do Menor atua em quatro áreas de ação, atendendo a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social; adolescente autor(a) de ato infracional; famílias de crianças e adolescentes; e na busca por políticas públicas de promoção e defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A Pastoral ainda desenvolve estratégias para a erradicação do trabalho infantil, violência doméstica, analfabetismo, evasão escolar, abuso e exploração sexual e outras violações de direitos. O trabalho é realizado em 16 dos 18 regionais da CNBB, alcançando todas as regiões do Brasil. São 54 mil crianças e adolescentes beneficiados por programas e projetos desenvolvidos.

No âmbito da representação política, a Pastoral está presente em 169 Conselhos e Fóruns, entre eles o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda), e em 14 Conselhos Estaduais e 46 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, além de 35 Conselhos Municipais de Assistência Social. É membro do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e em está presente nos Fóruns Estaduais em 10 estados e nos municipais, em 11 cidades.

Mais Informações:
Pastoral do Menor Regional NE1: 3045 4877