Pastorais Sociais iniciam seminário de preparação da 5ª Semana Social Brasileira

Iniciou na manhã do dia 10, o Seminário Nacional em preparação a 5ª Semana Social Brasileira (SSB). É um momento inicial de debate, organização e aglutinação das forças eclesiais e sociais do Brasil. Aproximadamente 110 pessoas, de diversos movimentos sociais, organizações sociais, institutos, pastorais sociais e organismos da Igreja do Brasil participam do Seminário, que acontece no Centro Cultural de Brasília.

Exposições e debates estão previstos para os dois dias de evento. O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, fez uma saudação de abertura do seminário falando da trajetória das semanas sociais. Uma justificativa da temática foi apresentada por irmã Delci Franzen e Francisco Vladimir, com a coordenação do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

Ainda hoje acontece um debate sobre o tema: “Em busca dos sinais dos tempos, bem viver – Caminho para nova sociedade com novo Estado”, com Cesar Sansson e padre Nelito Dornelas; “Influência do atual Cenário financeiro e político internacional no processo de democratização do Estado brasileiro”, com Maria Lucia Fattorelli.

Padre Ari Antônio dos Reis disse que esse é um importante passo para refletir a metodologia que orientará os processos, as etapas seguintes da 5ª Semana Social Brasileira. Ele afirmou ainda que “estamos traçando uma metodologia e buscando um consenso para o lema juntamente com as pastorais sociais, organismos da CNBB e movimentos sociais”.

Dentro do processo que conduzirá a Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às contribuições das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluídos a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.

Na página eletrônica da CNBB pode ser encontrado um vídeo de apresentação da Semana Social Brasileira, como também informações através dos e-mails [email protected] ou [email protected]

Veja Vídeo da Celebração Final

Serviço:
Seminário de Abertura da 5ª. Semana Social Brasileira
Data: 10 e 11 de agosto
Local: Brasília, DF. Centro Cultural de Brasília – IBRADES (Av. L2 Norte Quadra 601 Bloco B).
Contatos: Magnólia Rodrigues (61) 81500305 / 21038323 ou Francisco Vladimir (Assessor de Comunicação para a 5a. Semana Social Brasileira – CNBB) (85) 99730089