Paróquia de Chorozinho (CE) celebra 30 anos de criação canônica

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no município de Chorozinho (CE), festeja no próximo dia 23, Jubileu de Pérola de criação paroquial. A Solene celebração eucarística será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Valdemir Vicente Andrade Santos, às 18h, no Santuário do Menino Jesus de Praga. Na ocasião serão apresentados o novo vigário, Padre Massigleuton Dantas e o seminarista do Ano de Síntese, Francisco William Chagas.

Segundo Padre Adilton da Silva (pároco), a história paroquial é cheia de desafios, superações, milagres e muitas expressões de fé do povo de Deus. O presbítero conta que às margens do rio Choró, num tempo de seca instalou-se um acampamento de trabalhadores para a construção de uma ponte sobre o rio acima citado. No mesmo tempo, em 1935, o Padre Antônio Bezerra com alguns moradores iniciaram a construção de uma capela dedicada a Santa Teresinha, concluída em 3 de outubro de 1940.

Na época, a recente comunidade pertencia a Paróquia de Pitombeiras, que por longos anos fora assistida pelos párocos, na administração dos Sacramentos e nas diversas benfeitorias. Em 23 de janeiro de 1993, o então arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Cardeal Lorscheider criou a Paróquia de Chorozinho, desmembrando-se da Paróquia de Pitombeiras e algumas comunidades de Pacajus foram anexadas. O Padre Virginio Asêncio Serpa foi nomeado o 1°pároco, missão exercida até março de 2002.

Atualmente, a Paróquia é composta por todo o território municipal de Chorozinho (278,4 Km2), com 26 comunidades, organizadas em 5 setores. Na Paróquia de Chorozinho encontra-se o Santuário e a Gruta do Menino Jesus, símbolo da devoção ao Menino Jesus de Praga, que já tem mais de 50 anos de história.

“Este é um momento de muito louvor a Deus, que tanto bem tem feito ao povo deste lugar! Chorozinho é uma terra de um povo alegre e devoto, que traz as marcas das lutas contra a falta de recursos e de água, em muitos momentos de sua história”, diz o pároco, Padre Adilton da Silva.

Conheça a evolução de capela a Igreja Matriz:

Primeira Igreja de Santa Teresinha