O Servo de Deus e o a Ano de São José

Por meio da Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco instituiu o Ano de São José em comemoração aos 150 anos da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja. Obviamente, este valioso feito do Papa Francisco repercute em toda a Igreja. Toda a comunidade de fiéis se prontifica a homenagear o seu Padroeiro Universal. Mas, como é sabido, muitos santos e santas foram intensamente devotos de São José, a isto não escapa o Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa que, aliás, podemos arriscar em dizer, destaca-se em sua devoção ao patrono da Casa de Nazaré.

dom lustosa

Seguramente não apenas em seu episcopado, mas desde a juventude Dom Lustosa já nutria grande amor por São José. É esse amor que vai leva-lo a homenagear São José em diversas obras, sejam as obras vocacionais, seja em orações, novenas e títulos de Igrejas. Quando ele recebe as jovens, que depois seriam as Josefinas, imaginamos a alegria da alma deste devoto em associar-se a elas nesse sonho de um Instituto religioso dedicado a São José. Já lhe era bastante precioso ter tido um Seminário São José, uma catedral dedicada a São José, colaborar com a obra de um hospital sob o nome de São José, enfim, parece-nos que não somente Dom Lustosa ia de encontro a São José, mas o próprio São José lhe era familiar, próximo, providente, de modo que a devoção se nutria dessa proximidade do Patrono da Igreja para com o Servo de Deus.

A profunda devoção a São José levou Dom Lustosa a elaborar, seguramente em oração, uma pequena novena em honra do pai putativo de Jesus. Esta novena de breve estrutura começa com a invocação do GLORIOSO SÃO JOSÉ, uma súplica de virtude e orações comuns para conclusão. Na verdade, em cada dia da novena, Dom Lustosa vai demonstrando sua intimidade com São José. É visivelmente uma oração que nasceu da contemplação de São José, da vida interior de Dom Lustosa, que com confiança filial, relacionava-se com São José.

A novena nasceu em 1958 e hoje, no ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, muito pode nos ajudar a crescer na intimidade com São José e cada vez mais nos levará às virtudes do Bem-Aventura esposo da Virgem Maria. Sim, com o Servo de Deus, Dom Antônio d Almeida Lustosa, desejamos viver bem esse providente Ano de São José.

Vale também recordar que a novena a São José foi composta em 1958, quando a humanidade passava por uma onda de enfermidades, especialmente a gripe asiática, que foi uma pandemia, que durou entre 1957 e 1958, causada pelo vírus da gripe A, H2N2, naquela época houve cerca de um milhão de vitimas fatal em todo o mundo. Também em nosso tempo enfrentamos uma pandemia. Que com São José e com o Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa, possamos alcançar a superação desse momento presente de tanto luto e dor.

Agora fazemos algumas atualizações sobre Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa. Fomos informados que ao início de fevereiro de 2021, com a ajuda de Cristina Marinelli e do Relator na Causa dos Santos, Dom Maurizio Tagliaferri, foi concluída a Positio das Virtudes do Servo de Deus. Com esse importante passo, ficamos a aguardar a aceitação por parte do Santo Padre, para que o Servo seja reconhecido Venerável e se passe à investigação de possíveis milagres. Em todo o processo é de suma importância a nossa oração, especialmente neste momento.

A novena em honra a São José, composta por Dom Lustosa, você encontra no instagram: comissao_dom_lustosa.

Segue abaixo a oração pela causa de Beatificação Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

ORAÇÃO

Dignai-vos, Senhor, aceitar a caminhada de nosso irmão Dom Antônio de Almeida Lustosa rumo ao altar.

Ele, que em vida soube ser vosso servo fiel, imolando-se no pastoreio das almas, ensinai-nos hoje admiráveis exemplos de virtudes cristãs praticadas com tanto zelo sacerdotal.

Concedei, Senhor nosso Pai, a graça que por sua intercessão vos pedimos. Amém.

Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Pe. Abimael F. Nascimento, msc

Membro da Comissão pela Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

2 respostas

1. É gratificante e elogiável a mensagem do padre Abimael, msc, Missionário do Sagrado Coração, Sociedade ou congregação religiosa trazida a Fortaleza pelo Servo de Deus Dom Lustosa, que une de forma indissolúvel o pai da Família Santa e Sagrada ao 2* Arcebispo de Fortaleza..

Mais do que isso converge as qualidades espirituais e as virtudes celestiais de santidade e humildade cujo relevo é exaltado no luminoso artigo apresentado pelo Assessor Teolótico e Referência da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Domingos Antônio de Almeida Lustosa.

2. É gratificante e elogiável a mensagem do padre Abimael, msc, Missionário do Sagrado Coração, Sociedade ou congregação religiosa trazida a Fortaleza pelo Servo de Deus Dom Lustosa, que une de forma indissolúvel o pai da Família Santa e Sagrada ao 2* Arcebispo de Fortaleza..

Mais do que isso converge as qualidades espirituais e as virtudes celestiais de santidade e humildade cujo relevo é exaltado no luminoso artigo apresentado pelo Assessor Teológico e Referência da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa.