Arquidiocese de Fortaleza acolhe relíquia de Carlo Acutis em evento com jovens

catequese 12 1 em Arquidiocese de Fortaleza acolhe relíquia de Carlo Acutis em evento com jovens
Dom Gregório dando a bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis – Foto: Gabriel Ramos/Sercom ArqFor

Com o tema “Jovens, a esperança não decepciona”, a Catequese Jubilar Arquidiocesana para Juventudes reuniu centenas de jovens na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O evento, realizado no dia 15 de março, foi marcado por momentos de oração, formação e muita alegria, e contou com a presença do arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, que conduziu uma reflexão sobre o papel da juventude na vivência da fé e no compromisso com a Igreja.

Durante o encontro, um dos momentos mais significativos foi o recebimento da relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis, jovem italiano conhecido por sua devoção à Eucaristia e pelo uso da tecnologia para evangelizar. A relíquia foi acolhida na Catedral e, em seguida, enviada para as Regiões Episcopais da Arquidiocese, fortalecendo a espiritualidade juvenil em toda a Igreja de Fortaleza.

catequese 9 em Arquidiocese de Fortaleza acolhe relíquia de Carlo Acutis em evento com jovens
Jovens carregam quadro do Beato Carlo Acutis – Foto: Gabriel Ramos/Sercom ArqFor

Dom Gregório Paixão ressaltou a importância da juventude dentro da Igreja Arquidiocesana e dos espaços comuns, destacando a frase central do evento: “A esperança não decepciona”. Segundo o arcebispo, a fé cristã é fonte de esperança verdadeira, que impulsiona os jovens a serem protagonistas na missão evangelizadora e agentes de transformação no mundo. Durante sua pregação, Dom Gregório enfatizou: “Nós não podemos deixar envelhecer a Santa Igreja. A Igreja é sempre renovação. A Igreja é sempre alegria. A Igreja é sempre presença da verdade em nosso meio. A Igreja precisa de cada um de vocês como vocês necessitam da Igreja.”

Testemunho

O evento proporcionou aos jovens que participaram momentos de louvor, adoração ao Santíssimo e um momento de catequese com Dom Gregório. A presença da relíquia de Carlo Acutis reforçou o testemunho de santidade e fidelidade nos tempos modernos, incentivando os jovens a viverem sua fé com seguindo os passos do jovem santo.

whatsapp image 2025 03 16 at 12.41.21 em Arquidiocese de Fortaleza acolhe relíquia de Carlo Acutis em evento com jovens
Clara e Gleidson – Foto: Gabriel Ramos/Sercom ArqFor

Clara, 14, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, testemunhou sua experiência: “Depois dessa experiência, quero intensificar minhas orações e me entregar totalmente a Cristo”. Para Gleidson, 43, da Paróquia Divino Espírito Santo, no Bairro Cidade 2000, o momento foi único: “Não tem como não sentir a esperança renovada, ver tantos corações, tantos jovens, clamando por Deus. Foi emocionante o dia de hoje, para nós ‘mais maduros’, ver tantos jovens dedicados e direcionados ao Senhor Jesus. Que bênção!”

Por onde a relíquia vai passar e quais os dias?

16/03 a 21/03: REGIÃO SÃO JOSÉ
22/03 a 20/04: REGIÃO SÃO PEDRO E SÃO PAULO
21/04 a 15/05: REGIÃO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
16/05 a 08/06: REGIÃO BOM JESUS
09/06 a 02/07: REGIÃO SAGRADA FAMÍLIA
03/07 a 26/07: REGIÃO SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS
27/07 a 19/08: REGIÃO NOSSA SENHORA DA PALMA
20/08 a 12/09: REGIÃO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
13/09 a 06/10: REGIÃO NOSSA SENHORA ASSUNÇÃO
07/10 a 18/10: REGIÃO SÃO JOSÉ
19/10: DNJ 2025

Galeria de imagens:

Acompanhe mais novidades sobre a relíquia através da página do Instagram do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza: @sejafortaleza

Texto: Francivaldo Melo (Sercom ArqFor) / Fotos: Gabriel Ramos (Sercom Arqfor).

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais