O incansável Missionário, Padre Marco, celebra 50 Anos de Ordenação Presbiteral

Sacerdote da Congregação dos Missionários Combonianos, Padre Marco Passerini verdadeiramente encarnou a missão deixada por São Daniel Comboni, o de ser missionário dedicado à evangelização dos povos.

Nascido na Itália em 16 de maio de 1941. Foi ordenado presbítero no dia 22 de junho de 1968. Padre Marco celebra amanhã 50 anos de presbítero.

A Arquidiocese de Fortaleza se alegra e agradece a Deus por seu jubileu de ouro, seu seguimento a Jesus Cristo, seu testemunho de vida e seu serviço à Igreja, e, em especial, às comunidades de Fortaleza.

Quem é Padre Marco Passerini

Está no Brasil desde 1973. Brasileiro naturalizado desde 2000. Cidadão maranhense a partir de 2005.  Há 31 anos residente em Fortaleza-Ceará, após 14 anos de presença no Maranhão. Seu compromisso missionário é com a causa da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação, numa atitude samaritana junto aos encarcerados do Ceará.

Nos anos de 1973 e 1974 trabalhou na Pastoral na Diocese de Balsas, MA e, em 1974 foi para a Arquidiocese de São Luís, MA,  onde foi pioneiro no trabalho com as crianças de ruas,  com os jovens estudantes, vítimas da Ditadura Militar, e com a comunicação, sendo assistente diocesano na Rádio Educadora, abrindo espaço para voz dos mais fracos e excluídos. Em 1983, foi convidado por Dom Guido Casullo para a Diocese de Cândido Mendes, onde fundou o jornal Tempos Novos, veículo das Pastorais Sociais e  Pastoral da Terra. Dois anos depois, em 1985, o sacerdote regressou a Arquidiocese de São Luís a convite do arcebispo Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte para assumir seu trabalho na Rádio Educadora.

Em 1987, foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza, onde assumiu as comunidades do grande Bom Jardim, periferia da capital cearense. Nessa área pastoral, padre Marco juntamente com um grupo de leigos criou o Instituto Nosso Chão, trabalhando  a comunicação audiovisual  para a formação social e da cidadania. No ano seguinte, o religioso passou a fazer parte da equipe de comunicação da Arquidiocese e do Regional Nordeste Um, onde muito contribuiu com a formação antes, durante e depois da Campanha da Fraternidade de 1989, cujo tema foi “Comunicação para a Verdade e a Paz”.  Nesse período, o missionário visitou todas as dioceses do Ceará, motivando-as a criação do Setor de Comunicação diocesano.

Padre Marco deixou o Bom Jardim em 1997, após ter fundado com o seu irmão de congregação padre Renato Lanfranchi, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa que até hoje é apoio nas lutas sociais por melhorias da comunidade.

Desde 1998, padre Marco Passerini dedica-se na missão junto aos presidiários e suas famílias. Foi coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza por mais de uma década e atualmente é Coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste Um -Ceará. Recebeu em 2012, a Medalha Clodoaldo Pinto, do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, pelos serviços e dedicação em prol da população carcerária no Ceará, no Brasil e no mundo.

Passerini é conselheiro do COPEN desde 14 de dezembro de 2007 até hoje,  representando a Pastoral Carcerária. É ainda assessor das pastorais sociais e das CEBs. Em 2012 a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza foi agraciada com a Medalha Frei Tito por seus feitos em prol da vida.

O incansável missionário presta assessoria e visitação às unidades de internação, onde os adolescentes cumprem a medida sócio educativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).

Aos 77 anos de idade o religioso, ainda, desenvolve atividades pastorais e litúrgicas nas seguintes comunidades: comunidade Trilha do Senhor, José Walter, Parque Dois Irmãos, Rodolfo Teófilo, Barra do Ceará e Parajuru.

Por: Marta Andrade