Indígenas Ticuna (AM) planejaram sua ação pastoral à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Os quatro pilares que sustentam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária foram objeto central das perspectivas pastorais do povo Ticuna, que estiveram reunidos de 4 a 8 de janeiro, na 3ª Reunião Geral Diocesana de Pastoral Ticuna, em Belém do Solimões, na diocese de Alto Solimões (AM).

A partir desses pilares as comunidades têm assumido compromissos para cada um dos pilares, valorizando a Bíblia, as celebrações de forma inculturada, a catequese e a reza do terço, os jovens e o combate do alcoolismo, sua língua e cultura, a ecologia, a missionariedade e as vocações ticuna, especialmente neste 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

Povo ticuna, rosto amazônico da Igreja. Foto: Divulgação

O encontro realizado em língua Ticuna foi momento para elaborar um calendário pastoral diocesano para 2023, com formações para os indígenas e encontros de jovens em prol da sobriedade, a ecologia e a valorização da cultura. Também foram organizadas as visitas que os missionários e missionárias do povo ticuna farão junto com o diácono Antelmo Pereira Ângelo, o primeiro diácono permanente do povo ticuna.

De fato, já foram enviados os primeiros 07 missionários e missionárias ticunas para três semanas de missão e formações nas comunidades ticuna mais distantes da diocese, em Tonantins e Santo Antônio do Içá (AM). Essas visitas são vistas como motivo de enorme alegria para o povo e para os missionários e missionárias, que estão vivendo plenamente seu protagonismo eclesial na construção do Reino de Deus, na construção de uma Igreja amazônica com rosto indígena.

Rosto amazônico da Igreja

Povo ticuna, rosto amazônico da Igreja. Foto: Divulgação

A paróquia São Francisco de Assis, a única totalmente indígena do Alto Solimões, mesmo diante dos desafios enfrentados e a necessidade de seguir amadurecendo, pode ser considerada como um bom exemplo desse jeito de ser Igreja, intercultural e com rosto indígena.

Essa aldeia Ticuna, chamada de Belém do Solimões está localizada dentro da área indígena Ewaré e é a maior aldeia da região, chegando a abranger três municípios (Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença). A aldeia fica próximo da tríplice fronteira (Brasil – Peru – Colômbia) e possui cerca de 72 comunidades indígenas catalogadas, a maioria delas pelos Frades Menores dos Capuchinhos do Amazonas e Roraima que trabalham com a comunidade, segundo a arquidiocese de Manaus.

A 3ª Reunião Geral Diocesana de Pastoral Ticuna contou com a presença do bispo diocesano dom Adolfo Zon e do arcebispo de Ancona (Itália) dom Ângelo Spina que junto com um grupo de padres, leigos e leigas e seminaristas está visitando a diocese de Alto Solimões (AM), em busca de avançar na cooperação missionária.

A visita faz parte da I Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”, que ocorre de 5 a 17 de janeiro e reúne quase 300 pessoas – entre seminaristas, formadores, bispos, religiosas e jovens vinculados à Juventude Missionária dos 19 regionais da Igreja do Brasil. A iniciativa envolve diversos organismos eclesiais (Pontifícias Obras Missionárias, Pontifícia União Missionária, Juventude Missionária, Conselhos Missionários de Seminaristas, Organização dos Seminários do Brasil).

Com informações de Padre Modino - CELAM e Arquidiocese de Manaus