Grupos de paz celebram quarta Festa da Vida

Festa da vida na igreja de FátimaNa foto:Foto:Tatiana Fortes, em:16.12.2012Entidades ecumênicas e religiosas se reuniram ontem para celebrar a existência humana e promover ações de paz.

4ª edição da Festa da Vida teve apresentações culturais, orações, exposição de produtos artesanais, plantas e remédios caseiros.

Pelo menos 50 comunidades cearenses engajadas em ações de diálogo e cultura de paz celebraram ontem a Festa da Vida. O evento, que foi realizado em frente ao Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na avenida 13 de Maio, contou com 12 tendas dedicadas a temas diversos.

Além das apresentações culturais e das orações, os grupos tiveram a chance de expor produtos artesanais, plantas e remédios caseiros. Esta é a quarta edição do evento. “É uma festa nômade. Sempre realizamos em locais diferentes. Provavelmente, próximo ano vamos fazer em outro bairro”, disse Rosélia Follman, uma das coordenadoras da Festa da Vida.

Representando a Pastoral da Família da Arquidiocese de Fortaleza, a técnica em contabilidade Ana Maria Almeida, 45 anos, orgulhava-se de ter integrado as quatro edições do evento. Segundo ela, em tempos de violência, é importante ter ações para expor o valor da vida.

“Sabemos que vale a pena viver com partilha e celebração. Poder comemorar isso com os outros é maravilhoso. Aqui, estão grupos muito diferentes e essa pluralidade é ótima”, relata Ana Maria.

Visibilidade

Um dos objetivos da Festa da Vida é mostrar para os visitantes o trabalho desenvolvido durante todo o ano. Por isso, o evento sempre ocorre no mês de dezembro. Os índios tapebas de Caucaia levaram artesanatos e plantas medicinais. Além disso, apresentaram a tradicional Dança do Toré.

Já a Pastoral da Criança disponibilizou brinquedos feitos com material reciclável para a diversão dos visitantes. “Nós atendemos grupos infantis para ensinar valores de paz, noções de higiene, instruções sobre doenças”, diz a integrante Maria Lúcia Braga, 59 anos, costureira.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Festa da Vida é uma comemoração ecumênica, que este ano reuniu pelo menos 50 entidades religiosas e civis em defesa da vida. O objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano e trocar experiências.

Notícia publicada no Jornal do O Povo -https://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/12/17/noticiasjornalfortaleza,2973097/o-que-entenda-a-noticia.shtml

FOTO: TATIANA FORTES/ ESPECIAL PARA O POVO