Caminhada Penitencial

Tudo sobre a 13ª Caminhada Penitencial

Fortaleza: Terra da Luz

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, que fica no Nordeste brasileiro. Ela é uma cidade conhecida por suas praias, construções verticalmente arrojadas e requintadas, na área nobre, completando 296 anos neste 13 de abril de 2022. Metrópole batizada como Terra da Luz, ou Loira Desposada do Sol, com quase três milhões de habitantes, é a cidade natal de ilustres e renomados brasileiros, entre os quais Dom Helder Câmara e José de Alencar.

A assertiva do professor e historiador Airton de Farias é pertinente: “É uma cidade de muitos ângulos, lados e formas. Há uma cidade do lado ‘Leste’, ‘bonita’, com avenidas largas, prédios elegantes, refinados centros comerciais e espaços de consumo. É a cidade que aparece nas imagens das propagandas oficiais e das empresas de propaganda. Há o Centro, ponto em torno do qual a cidade foi se formando ao longo dos séculos, a partir da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Uma área charmosa, que traz as cicatrizes e as paixões da História e, que nas últimas décadas, sofre com o abandono por parte dos poderes públicos e grandes grupos econômicos, embora ainda pulse, com as multidões atraídas pelo comércio popular ali existente. Existe a Fortaleza ‘Oeste’, cheia de contradições sociais e de infraestrutura urbana problemática. É a cidade dos bairros populares, da gente trabalhadora, não raro, de pele escura, que batalha e sonha, todo dia, por melhores condições de vida. É a Fortaleza que lembra as contradições de nosso processo histórico, do ontem e do hoje”.

Uma cidade litorânea gloriosa, com lindas atrações turísticas, praças vitalizadas, Shopping Centers atraentes, sofisticados e esmerados, sendo encantadora sua orla marítima! Mas a partir das contradições do seu processo histórico, do ontem e do hoje, esperamos por resposta aos anseios dos que sofrem, sobretudo diante da sensação que temos: de que áreas de riscos não são levadas em conta; elas são, sim, explícitas e escancaradas, começando com a principal via de Fortaleza, a do Aeroporto Internacional.

Como seria maravilhoso, no aniversário de Fortaleza, contar com um pacto do poder público municipal com os moradores desta capital! Seria tão bom colocá-los no centro de todo e qualquer planejamento de melhoria social, econômica, política e cultural! Um governo municipal também incide no estadual e no federal, mas voltado para o futuro de nossa cidade, como um sinal de esperança, quando somos estimulados a interpretar os sinais de Deus, à luz de sua própria palavra, que nos indica uma nova história, um novo futuro para a humanidade.

Que se ponha fim ao domínio dos que pensam numa civilização distante de Deus, com a presença de explorados e exploradores, no desfecho de um povo que se retrai em ser livre e independente. Deus quer superar, dentro do contexto da esperança cristã, aqueles que buscam toldar e obscurecer mentes e corações dos moradores de Fortaleza, numa transigente clemência por uma cidade verdadeiramente reconciliada, perante grandes transformações, longe de todo e qualquer preconceito e intolerância. Parabéns, Fortaleza!

Padre Geovane Saraiva

*Pároco de Santo Afonso, blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais