Fortaleza: Terra da Luz - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Fortaleza: Terra da Luz

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, que fica no Nordeste brasileiro. Ela é uma cidade conhecida por suas praias, construções verticalmente arrojadas e requintadas, na área nobre, completando 296 anos neste 13 de abril de 2022. Metrópole batizada como Terra da Luz, ou Loira Desposada do Sol, com quase três milhões de habitantes, é a cidade natal de ilustres e renomados brasileiros, entre os quais Dom Helder Câmara e José de Alencar.

A assertiva do professor e historiador Airton de Farias é pertinente: “É uma cidade de muitos ângulos, lados e formas. Há uma cidade do lado ‘Leste’, ‘bonita’, com avenidas largas, prédios elegantes, refinados centros comerciais e espaços de consumo. É a cidade que aparece nas imagens das propagandas oficiais e das empresas de propaganda. Há o Centro, ponto em torno do qual a cidade foi se formando ao longo dos séculos, a partir da antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Uma área charmosa, que traz as cicatrizes e as paixões da História e, que nas últimas décadas, sofre com o abandono por parte dos poderes públicos e grandes grupos econômicos, embora ainda pulse, com as multidões atraídas pelo comércio popular ali existente. Existe a Fortaleza ‘Oeste’, cheia de contradições sociais e de infraestrutura urbana problemática. É a cidade dos bairros populares, da gente trabalhadora, não raro, de pele escura, que batalha e sonha, todo dia, por melhores condições de vida. É a Fortaleza que lembra as contradições de nosso processo histórico, do ontem e do hoje”.

Uma cidade litorânea gloriosa, com lindas atrações turísticas, praças vitalizadas, Shopping Centers atraentes, sofisticados e esmerados, sendo encantadora sua orla marítima! Mas a partir das contradições do seu processo histórico, do ontem e do hoje, esperamos por resposta aos anseios dos que sofrem, sobretudo diante da sensação que temos: de que áreas de riscos não são levadas em conta; elas são, sim, explícitas e escancaradas, começando com a principal via de Fortaleza, a do Aeroporto Internacional.

Como seria maravilhoso, no aniversário de Fortaleza, contar com um pacto do poder público municipal com os moradores desta capital! Seria tão bom colocá-los no centro de todo e qualquer planejamento de melhoria social, econômica, política e cultural! Um governo municipal também incide no estadual e no federal, mas voltado para o futuro de nossa cidade, como um sinal de esperança, quando somos estimulados a interpretar os sinais de Deus, à luz de sua própria palavra, que nos indica uma nova história, um novo futuro para a humanidade.

Que se ponha fim ao domínio dos que pensam numa civilização distante de Deus, com a presença de explorados e exploradores, no desfecho de um povo que se retrai em ser livre e independente. Deus quer superar, dentro do contexto da esperança cristã, aqueles que buscam toldar e obscurecer mentes e corações dos moradores de Fortaleza, numa transigente clemência por uma cidade verdadeiramente reconciliada, perante grandes transformações, longe de todo e qualquer preconceito e intolerância. Parabéns, Fortaleza!

Padre Geovane Saraiva

*Pároco de Santo Afonso, blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Bispos referenciais da missão realizam encontro na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília

Assis celebra Santa Clara, a santa padroeira universal da TV

China: paróquia em Pequim em caminho sinodal rumo à Solenidade da Assunção

Assessoria de comunicação da CNBB lança “hot site” que aprofunda os temas que serão votados pelo episcopado na 59ª AG CNBB

Missa pela páscoa eterna do Servo de Deus Dom Lustosa e da Serva de Deus Rosita Paiva