Festa da Vida realizada na Arquidiocese de Fortaleza

Com o objetivo de celebrar e dar visibilidade aos muitos trabalhos realizados em favor da vida na  Arquidiocese  de  Fortaleza, em outras Igrejas e na sociedade civil, fortalecendo a dimensão profética, promovendo o encontro, a partilha,  o conhecimento, a valorização e contemplação  dos trabalhos em prol da vida, é que realizamos no dia 11 de dezembro, 3º Domingo do Advento,  a 14ª Festa da Vida, desta vez de forma presencial. A  Comunidade Santo Expedito, da Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos – Fortaleza, sediou a festa que aconteceu das  10 às 16h, com o lema: “Fraternidade e Educação por um mundo mais irmão”.

Os grupos  levaram muita alegria, participação e animação criativa. “A 14ª Festa da Vida foi um momento de congregar aqueles que estão com os empobrecidos no dia dia da nossa Arquidiocese e de outras entidades religiosas e civis. Uniu as diversas pastorais e os movimentos. Bonito de ver como a cultura pode expressar o cuidado com a vida. E, como sempre, um grande momento de partilha de alimentos e lutas. Momento bonito! Gostei tb das presenças do coordenador de Pastoral e do bispo auxiliar Dom Júlio César, demonstrando que a Festa é sim um momento da Arquidiocese de Fortaleza”. Ana Maria de Freitas – CDVHS (Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa).

Muito animador perceber “a força de vontade, os talentos das pessoas e das comunidades, os trabalhos desenvolvidos com  afinco, dedicação, em defesa da vida, em diversas áreas de atuação, o acreditar disponibilizado para a Festa da Vida, a alegria do encontro e reencontro, a beleza da ornamentação das tendas, a oração viva, trazendo  a caminhada da Igreja: pastorais, o sínodo, a campanha da fraternidade, movimentos, associações de bairros, a disponibilidade incansável das pessoas da comunidade Santo Expedito, juntamente com a Paróquia Mãe Santíssima, as bonitas exposições dos trabalhos realizados pelas  diversas pastorais, movimentos sociais e culturais, perceber que as comunidades estão vivas e atuantes” (Zildete Queiroz).

“Na Festa da vida senti que teve muita união e partilha, foi tudo lindo, foi mas do que imaginei, a comunidade, os moradores participaram. Inicialmente foi preocupante, mas, aos poucos as pessoas foram se engajando e deu tudo certo. Só tenho que agradecer a Deus por nossa comunidade ter sido escolhida para sediar a Festa. A comunidade Santo Expedito agora conhece a proposta da Festa, seu objetivo e, com certeza, gostou muito de ter participado e colaborado para a realização da mesma” (Edineide).

“Foi uma momento de muita irmandade e fraternidade” (Paula, Tabatinga).

“Ao participar pela 1° vez da Festa da Vida e sentir a proporção desta ação dentro da Arquidiocese de Fortaleza, sinto que falta integração da própria igreja e a priorização do celebrar a vida. O tempo foi suficiente para organizar, e quem esteve nas equipes deu resposta de comprometimento, de assumir a Festa como missão de amor ao próximo. Sinto que podemos ir mais além quando falamos e buscamos celebrar a vida e principalmente quando estamos celebrando num contexto ecumênico. A ousadia pode ampliar e enriquecer as idéias”.  (Frei Carlos).

Após dois anos impedidos de realizar presencialmente a Festa da Vida, no dia 11 de dezembro, foi realizada, para alegria nossa, a 14ª na Comunidade Santo Expedito.

Foi um encontro belíssimo, com muitas pastorais e serviços relacionados a saúde e a vida, de modo geral, para consagrar a beleza do viver. Nesse encontro percebemos a verdadeira prática, entre os participantes, da solidariedade, da fraternidade nas tendas montadas onde era bem perceptível a alegria, descontração, a esperança, a confiança. Momentos contagiantes que procuravam dar visibilidade aos diversos grupos que queriam mostrar e também celebrar as ações realizadas em favor da vida durante a longa caminhada.

O encontro do dia 11 foi desestressante, relaxante, animador. Passamos quatro (4) anos preocupados com inúmeros problemas sociais muito agravados, e esse encontro nos deixou mais confiantes e animados para desenvolver ações que fortaleçam a esperança e a renovação do comprometimento com a defesa incontestável da vida”. (Cristina França).

A equipe de coordenação geral da Festa da Vida agradece de coração a todas as pessoas, grupos, entidades, paróquias, regiões episcopais que se engajaram e colaboraram na preparação e realização desta Festa, em sua 14ª edição. Um obrigada especial à comunidade Santo Expedito e à Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos.

Fonte: Coordenação da 14ª Festa da Vida.