Festa da Vida realizada na Arquidiocese de Fortaleza - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Festa da Vida realizada na Arquidiocese de Fortaleza

Com o objetivo de celebrar e dar visibilidade aos muitos trabalhos realizados em favor da vida na  Arquidiocese  de  Fortaleza, em outras Igrejas e na sociedade civil, fortalecendo a dimensão profética, promovendo o encontro, a partilha,  o conhecimento, a valorização e contemplação  dos trabalhos em prol da vida, é que realizamos no dia 11 de dezembro, 3º Domingo do Advento,  a 14ª Festa da Vida, desta vez de forma presencial. A  Comunidade Santo Expedito, da Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos – Fortaleza, sediou a festa que aconteceu das  10 às 16h, com o lema: “Fraternidade e Educação por um mundo mais irmão”.

Os grupos  levaram muita alegria, participação e animação criativa. “A 14ª Festa da Vida foi um momento de congregar aqueles que estão com os empobrecidos no dia dia da nossa Arquidiocese e de outras entidades religiosas e civis. Uniu as diversas pastorais e os movimentos. Bonito de ver como a cultura pode expressar o cuidado com a vida. E, como sempre, um grande momento de partilha de alimentos e lutas. Momento bonito! Gostei tb das presenças do coordenador de Pastoral e do bispo auxiliar Dom Júlio César, demonstrando que a Festa é sim um momento da Arquidiocese de Fortaleza”. Ana Maria de Freitas – CDVHS (Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa).

Muito animador perceber “a força de vontade, os talentos das pessoas e das comunidades, os trabalhos desenvolvidos com  afinco, dedicação, em defesa da vida, em diversas áreas de atuação, o acreditar disponibilizado para a Festa da Vida, a alegria do encontro e reencontro, a beleza da ornamentação das tendas, a oração viva, trazendo  a caminhada da Igreja: pastorais, o sínodo, a campanha da fraternidade, movimentos, associações de bairros, a disponibilidade incansável das pessoas da comunidade Santo Expedito, juntamente com a Paróquia Mãe Santíssima, as bonitas exposições dos trabalhos realizados pelas  diversas pastorais, movimentos sociais e culturais, perceber que as comunidades estão vivas e atuantes” (Zildete Queiroz).

“Na Festa da vida senti que teve muita união e partilha, foi tudo lindo, foi mas do que imaginei, a comunidade, os moradores participaram. Inicialmente foi preocupante, mas, aos poucos as pessoas foram se engajando e deu tudo certo. Só tenho que agradecer a Deus por nossa comunidade ter sido escolhida para sediar a Festa. A comunidade Santo Expedito agora conhece a proposta da Festa, seu objetivo e, com certeza, gostou muito de ter participado e colaborado para a realização da mesma” (Edineide).  

“Foi uma momento de muita irmandade e fraternidade” (Paula, Tabatinga).

“Ao participar pela 1° vez da Festa da Vida e sentir a proporção desta ação dentro da Arquidiocese de Fortaleza, sinto que falta integração da própria igreja e a priorização do celebrar a vida. O tempo foi suficiente para organizar, e quem esteve nas equipes deu resposta de comprometimento, de assumir a Festa como missão de amor ao próximo. Sinto que podemos ir mais além quando falamos e buscamos celebrar a vida e principalmente quando estamos celebrando num contexto ecumênico. A ousadia pode ampliar e enriquecer as idéias”.  (Frei Carlos).

Após dois anos impedidos de realizar presencialmente a Festa da Vida, no dia 11 de dezembro, foi realizada, para alegria nossa, a 14ª na Comunidade Santo Expedito.

Foi um encontro belíssimo, com muitas pastorais e serviços relacionados a saúde e a vida, de modo geral, para consagrar a beleza do viver. Nesse encontro percebemos a verdadeira prática, entre os participantes, da solidariedade, da fraternidade nas tendas montadas onde era bem perceptível a alegria, descontração, a esperança, a confiança. Momentos contagiantes que procuravam dar visibilidade aos diversos grupos que queriam mostrar e também celebrar as ações realizadas em favor da vida durante a longa caminhada.

O encontro do dia 11 foi desestressante, relaxante, animador. Passamos quatro (4) anos preocupados com inúmeros problemas sociais muito agravados, e esse encontro nos deixou mais confiantes e animados para desenvolver ações que fortaleçam a esperança e a renovação do comprometimento com a defesa incontestável da vida”. (Cristina França).

A equipe de coordenação geral da Festa da Vida agradece de coração a todas as pessoas, grupos, entidades, paróquias, regiões episcopais que se engajaram e colaboraram na preparação e realização desta Festa, em sua 14ª edição. Um obrigada especial à comunidade Santo Expedito e à Paróquia Mãe Santíssima, Parque Dois Irmãos.

Fonte: Coordenação da 14ª Festa da Vida.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Dom Walmor motiva generosidade no Domingo de Ramos: “exerça a solidariedade acolhendo o que pede o próprio Cristo: ‘dai-lhes vós mesmos de comer’”

Cáritas de Fortaleza realiza projeto do sistema Bioágua como tecnologia social para as comunidades do semiárido

Campanha da Fraternidade: um convite sempre novo à conversão

Programação das celebrações litúrgicas da Semana Santa 2023 na Arquidiocese de Fortaleza

Em nota de solidariedade, CNBB conclama a Igreja no Brasil à oração pela saúde do Santo Padre