Encontro da rede “Um Grito Pela Vida” debate o Tráfico de Seres Humanos

POR: CNBB

Terminou neste domingo, 16, em Goiânia (GO), o 5º Encontro Nacional da Rede “Um Grito Pela Vida”, organização que pertencente à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). Do evento participaram 40 religiosas assistentes sociais, teólogas, coordenadoras de comitês de direitos humanos, dentre outros. Elas representaram todas as regiões do Brasil, onde a rede atua na luta pela prevenção ao Tráfico de Seres Humanos, Exploração Sexual e Trabalho Escravo.

A coordenadora da Rede Justiça, Paz e Integridade da Criação do Instituto Sagrado Coração de Maria na Província Brasileira, irmã Maria Helena Morra, falou sobre o seminário organizado pela Congregação, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que levou para o cenário acadêmico o tema “Tráfico de Seres Humanos, a Escravidão do Século XXI”. O seminário contou com o apoio da TV PUC, Rádio América, que deram visibilidade a um tema que, segundo ela, não tem até então lugar de reflexão nas Universidades.

Segundo a irmã Helena, algumas ações no mundo acadêmico já foram pensadas, como ter como tema de redação da prova de português o tema do Trafico de Seres Humanos para que o aluno conheça esta realidade, comece a tomar consciência.

Ações
De acordo com informações da irmã Maria Helena, um segundo plano de combate ao Trafico está sendo elaborado pelo Governo federal. Encontros internacionais foram organizados em São Paulo, do qual participou o cônsul da Argentina, do Uruguai, Bolívia, Paraguai, dos países de fronteira, em vista de uma ação conjunta.

Leia mais: Tráfico de pessoasIgreja e sociedade em defesa da vida, e Audiência Pública