Editorial – dezembro 2019: “Cuida dele”. (cf. Lc. 10, 35) | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Editorial – dezembro 2019: “Cuida dele”. (cf. Lc. 10, 35)

dom jose antonio
Dom José Antonio

A frase presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas, é o lema que animará a Campanha para a Evangelização deste ano, Campanha que se desenvolve desde a Solenidade de Cristo Rei até o Terceiro Domingo do Advento.

A CNBB convida à reflexão de como o Natal de Jesus inspira o compromisso do cuidado, que remete à parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25 a 37). Ele mesmo, Jesus, veio ao nosso encontro para cuidar de nós!

Esta passagem do Evangelho segundo Lucas se encontra após o envio missionário, a ação missionária e o retorno dos missionários que se alegram com os frutos da missão.

Assim, a partir da prática do próprio Jesus que envolve os seus discípulos em sua missão, a Igreja no Brasil chama os fieis à consciência, à missão e à ação missionária, participando com o Senhor na obra do Evangelho para toda a humanidade. “ Vá e faze tu o mesmo.” (Lc 10, 37)

Em sintonia com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), e suas propostas de construção da casa comum: casa da Palavra, do Pão e da Caridade.  O anúncio da Palavra, os pobres e a comunidade estão estreitamente relacionados aos pilares que as diretrizes estabelecem como figura da comunidade eclesial missionária. O discipulado de Jesus leva o que recebe o Evangelho a se tornar participante dele no acolhimento da Palavra, na Comunidade alimentada pelo Pão da Vida, nas relações da Caridade, na Missão voltada a todo o mundo – construção do Reino de Deus.

O objetivo da Campanha é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral na Evangelização.

Daí surge a proposta de gesto concreto da Campanha, que é a coleta promovida em todo o Brasil no terceiro domingo do Advento.

A coleta da Evangelização, que se realiza no Terceiro Domingo do Advento – neste ano no dia 15 de dezembro – torna possível a participação de todos na missão comum de “… anunciar o Evangelho a toda criatura” pela dedicação real e concreta ao cuidado da proclamação da Palavra de Deus que leva à Fé, na realização da própria vida eclesial na união dos discípulos alimentados pela Graça Sacramental, nas expressões do cuidado da Caridade aos irmãos, a começar dos mais pequenos, expressão da comunhão do Amor na dignidade da Vida para todos. E dá também respaldo às ações da Missão ao encontro do mundo que espera pelo Senhor e pela nova vida que Ele quer fazer chegar a toda criatura.

Os recursos arrecadados são divididos entre as dioceses, os regionais e a CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação e o financiamento de ações pastorais.

A Campanha para a Evangelização atualiza nossa consciência cristã do mandato de Jesus aos discípulos a partirem para cuidar de levar o Evangelho a todas as criatura, até os confins da terra, no espaço e no tempo, como foi dado pelo Senhor no princípio, também aconteça no hoje de nossa história e chegará até a consumação do Reino de Deus.

Somos chamados, nós agraciados com o Evangelho, a cuidar pelo testemunho da Palavra, dos pobres e da comunhão de todos em Cristo. E são tantos os feridos à beira da estrada, que esperam pelo cuidado do Bom Samaritano.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

O Papa: a hospitalidade é uma virtude ecumênica que exige disposição para ouvir os outros

Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO)

Papa acolhe renúncia de dom Edney Gouvea, bispo de Nova Friburgo (RJ)

padre brendan

Santo Antão, Abade

Cursos da ESPAC para o Ano de 2020