Editorial – dezembro 2018: “A vinda do Senhor!" - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Editorial – dezembro 2018: “A vinda do Senhor!”

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

Reiniciamos na celebração da Fé, na Liturgia da Igreja, o Ano Litúrgico que retoma a cada ciclo de um ano, toda a obra de Deus na História da Salvação da Humanidade.

Este tempo é marcado pela contemplação da vida do Senhor. Vinda esta tríplice: na vida terrena em Belém de Judá o Verbo Encarnado nasce entre os homens; de modo sacramental continua vindo aos seus reunidos em seu nome na Igreja e nos seus sacramentos; de modo glorioso virá no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos e estabelecer definitivamente o Seu Reino na Eternidade.

A vivência desta realidade da vindo do Senhor é muito atual e não apenas uma lembrança histórica do passado. Ela se efetua, se atualiza na vida humana na graça divina. Este é o tempo de receber o Senhor e o acolher em cada pessoa humana, em nós e no próximo, em todos… Este é o tempo em que se fecunda a realidade do Reino de Deus no decorrer da História da Humanidade, na História da Igreja – Sacramento de Salvação, Germe do Reino de Deus no mundo.

A serviço deste Reino o Senhor Jesus estabeleceu Sua Igreja, comunidade de salvação, e a ele deu sua presença sacramental de Pastor do Rebanho, Cabeça de seu Corpo Místico, no ministério pastoral de seus apóstolos e sucessores.

Aproveito aqui para comunicar a toda a Igreja Arquidiocesana, como agora, com a presença de novos Bispos Auxiliares, estaremos articulando o pastoreio junto a nosso povo. O ministério apostólico dos bispos é ser instrumentos do próprio Senhor no pastoreio de Seu Povo: no anúncio do Evangelho, nos sacramentos da Graça, na comunhão do Corpo Eclesial do Senhor.

Nossa Arquidiocese  de Fortaleza conta agora com três Bispos Auxiliares e juntamente com o Arcebispo são Corpo Episcopal para este pastoreio. A Igreja Arquidiocesana, em suas muitas comunidades em extenso território, está organizada em nove Regiões Episcopais, cada uma entregue aos cuidados coordenadores de Vigários Episcopais. A função é sempre de coordenar a comunhão de todas as comunidades eclesiais que existem no território que lhe é confiado.

Assim, para maior proximidade dos fieis e maior estímulo à vivência da Fé e testemunho do Evangelho, a partir de agora cada um dos Bispos Auxiliares terá o cuidado próximo de três das nove Regiões. E todos se referirão ao Arcebispos na comunhão do governo pastoral da Arquidiocese. As Regiões Episcopais: São José, Nossa Senhora da Conceição em Fortaleza e a Região São Pedro e São Paulo em diversos municípios do Litoral Leste e ao longo da Rodovia BR 116 – estarão sob os cuidados de Dom Valdemir Vicente Andrade Santos. As Regiões Episcopais: Nossa Senhora da Assunção compostas de paróquias ao longo do Rio Ceará; Nossa Senhora dos Prazeres com as comunidades nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante; e São Francisco das Chagas no sertão de Maranguape, Caridade, Paramoti e Canindé – aos cuidados de Dom Júlio César Souza de Jesus. As Regiões Episcopais: Bom Jesus dos Aflitos nas comunidades eclesiais nos bairros periféticos de Montese, Parangaba, e adjacentes até o Grande Bom Jardim; Sagrada Família nas comunidades  dos municípios de Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba e Itaitinga; e a Região Nossa Senhora da Palma nos pés da serra e em todo o Maciço de Baturité – aos cuidados de Dom Rosalvo Cordeiro de Lima.

Além deste acompanhamento territorial os Bispos Auxiliares juntamente com o Arcebispo terão os encargos de pastoreio em diversos setores do Povo de Deus na Arquidiocese de Fortaleza:  a Dom Rosalvo Cordeiro de Lima o Vicariato dos Movimentos e Fiéis Leigos, a Dom Valdemir Vicente Andrade Santos o Vicariato da Vida Religiosa Masculina e Feminina, a Dom Júlio César Souza de Jesus o acompanhamento das Pastorais e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza.

Caberá sempre ao Arcebispo a coordenação geral de todas as atividades pastorais nas Regiões com os Bispos Auxiliares e Vigários Episcopais, o acompanhamento da Formação Sacerdotal e Diaconal através das ações vocacionais, dos seminários, da Escola Diaconal, da Faculdade Católica de Fortaleza e o Conselho de Formadores.  A formação e coordenação permanente do clero com o Conselho de Presbíteros. Também o acompanhamento da Cúria Metropolitana nos seus diversos setores administrativos e seu Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese, e do Tribunal Eclesiástico do Ceará através do Vigário Judicial e do corpo do mesmo tribunal.

Todas as atividades e missões nascem da comunhão profunda entre seus agentes, pois o protagonista real de toda a ação evangelizadora é um só: o Senhor que age pelo seu Espírito na unidade de amor recíproco dos seus. Assim cremos que o Senhor, como prometeu, estará sempre conosco unidos em Seu Nome.

Assim esperamos, agindo na caridade, que o Senhor venha em Sua glória.

Desejamos a todos um Santo Advento e Feliz Natal com as graças do Senhor que abençoem o Novo Ano.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Crianças e adolescentes de todo o Brasil peregrinam até Aparecida para celebrar os 180 anos da IAM

O Sínodo, história e rostos de uma instituição

Papa: que o Mediterrâneo se torne um mosaico de civilização e esperança

Padre Zenildo Lima é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM)

Vigília ecumênica de oração se aproxima; Equipe de Animação do Sínodo no Brasil elaborou sugestão de roteiro