
A vinda ao Ceará se deu a partir da politica de gestão do SPM, em descentralizar as reuniões de coordenação nacional, em dinamizar e empoderar nossas trocas de saberes migratórios e do convite da Equipe local, afim de conhecer os trabalhos e poder contribuir para uma reflexão sobre os diversos momentos do fluxo migratório.
O objetivo desta reunião foi refletir sobre a Conjuntura atual através da Construção coletiva e realidades locais, partilhando os desafios e esperanças e construir alternativas para uma ação pastoral e um trabalho de Comunicação em rede.
Nesta oportunidade a equipe da Pastoral dos Migrantes de Fortaleza – CE brindou com Historia da Incidência politica do SPM em Fortaleza (Equipe CE), uma trajetória que iniciou no ano de 1995 e se consolidou em 1996, um processo de semeadura que continua dando bons frutos até os dias atuais. A equipe, formada por Irmãs Scalabrinianas e colaboradores/as, profissionais da área do direito, atuam junto à população ameaçada de expulsão pela construção do Porto do Pecém. Também atuou em defesa das mulheres imigrantes presas, estudantes africanos, refugiados sírios, paquistaneses e afegãos. Os migrantes e refugiados se fortaleceram com a Pastoral dos Migrantes, criando associações e dando visibilidade às suas causas. Assumindo cada vez mais seu protagonismo.

Ir. Idalina Pellegrini
P/Coordenação da Pastoral do Migrante