Conselho Permanente define data da 60ª Assembleia Geral e tema da CF 2024 - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Conselho Permanente define data da 60ª Assembleia Geral e tema da CF 2024

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluiu sua última reunião do ano no fim desta manhã, de forma virtual. Durante a sessão realizada nesta quinta-feira, 24, os bispos decidiram sobre o formato de realização da 60ª Assembleia Geral da entidade e definiram o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024).

Para a assembleia, foi escolhido o tradicional encontro com 10 dias de duração, presencialmente, de 19 a 28 de abril. Uma novidade é que os bispos poderão deliberar sobre a realização de uma etapa virtual, a ser realizada no mês de agosto, caso haja necessidade.

Para a CF 2024, quando serão celebrados os 60 anos de realização das Campanhas da Fraternidade, foi escolhido o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema”Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8).

60ª Assembleia Geral

No início da reunião, foram apresentadas as propostas de formato para a realização da 60ª Assembleia Geral da CNBB: novamente em duas etapas, uma virtual e outra presencial, ou a realização totalmente presencial, em 7 ou 10 dias. Até o momento, são oito temas na pauta da Assembleia, entre eles, a eleição dos membros da Presidência e dos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais. Assim, a escolha levou em consideração a necessidade de debater os temas, garantir os momentos de oração e de convivência entre o episcopado.

A maioria votante escolheu o tradicional formato em 10 dias de encontro, de 19 a 28 de abril, em Aparecida (SP). Caso seja necessário, a própria assembleia geral poderá definir a realização de uma segunda etapa, dessa vez virtual, entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023.

Campanha da Fraternidade 2024

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, apresentou a proposta de tema e lema para a CF 2024 a partir da motivação de que os mesmos destaquem os 60 anos da Campanha da Fraternidade, e recuperem a identidade e a riqueza da campanha como proposta de vivência Quaresmal, como havia sido discutido no Consep do mês passado. A proposta considerou também a consulta popular realizada em 2021 para colher sugestões de temas.

Os bispos indicaram sugestões voltadas para a reafirmação do sentido de mobilização por vida plena e pela promoção da fraternidade e da amizade social. As indicações foram compiladas em seis sugestões colocadas em votação. Foi escolhido o tema “Fraternidade e amizade social“. O lema será o mesmo da Campanha da Fraternidade 2018 “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8).

O assessor de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, comentou a escolha dos bispos:

“É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”.

Os próximos passos para a preparação da CF 2024 será a definição pelos bispos do enfoque a ser abordado no texto base e a nomeação da equipe redatora.

Outros assuntos

A reunião também tratou de outros assuntos, como a definição de que os Prêmios de Comunicação serão realizados a cada dois anos. O restante do tempo foi dedicado a partilhas sobre as visitas Ad Limina Apostolorum, concluídas no último mês, e informes.

O assessor político institucional, padre Paulo Renato Campos, falou do acompanhamento de projetos em tramitação no Congresso Nacional; o arcebispo de São Paulo e representante da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano, cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou a publicação do texto com reflexões e propostas pastorais a partir da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; e o arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa, falou dos próximos passos para a institucionalização da rede de entidades católicas beneficentes de assistência social. Presidentes de organismos e regionais também fizeram suas partilhas.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier