Canindé celebra abertura da Romaria dedicada a São Francisco das Chagas

No alvorecer desta terça-feira, 24 de setembro, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé realizou a abertura de mais uma romaria dedicada ao santo. O tema central desse ano aponta para a temática do bem vivenciada durante o ano: “façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”.

Durante os onze dias de festividade que vai até o dia 4 de outubro, o Santuário recebe milhares de romeiros que vem a “Meca Nordestina” em busca de milagres, curas, cumprir seus rituais de devoção e agradecer pelas graças já concedidas. Os devotos rumam a cidade-santuário com o desejo de encontrar o amigo de todas as horas, por horas se

No início da celebração foram hasteadas as bandeiras do país, município e do padroeiro. O momento mais esperado era a subida da bandeira que continha a pintura com a imagem do santo. Desde o início da madrugada os romeiros circundavam o símbolo, tocavam, beijavam, erguiam as mãos e faziam suas preces. No momento que a bandeira subia ao topo do mastro, sob o hino “Raia aurora”, vivas e fogos, eles não continham as lágrimas, era um misto de gratidão, lembrança dos que ficaram em casa ou até mesmo a saudade de outros amigos romeiros que já estão na eternidade.

Uma curiosidade durante a missa de abertura foi a presença de abelhas no altar da Praça da Basílica, confirmando a vocação e o amor do Patrono canindeense pelos seres vivos e ao mesmo tempo um alerta global para o cuidado com a criação. Um dos biógrafos do Santo, Tomás de Celano, escreve que Francisco: “recolhia do caminho os vermezinhos, para que não fossem pisados, e mandava dar mel e o melhor vinho às abelhas, para não morrerem de fome no frio do inverno”.

Na homília o reitor do Santuário, Frei Marconi de Araújo, OFM, pede: “nessa festa de São Francisco ouvindo e levando a sério o tema escolhido com tanto carinho… sejamos imitadores dele que procurou seguir os passos de Jesus, no Cristo pobre, humilde e crucificado”. Em um mundo dilacerado pela violência, “nós que somos amigos, devotos de São Francisco devemos mostrar ao mundo que seguimos o Senhor”, afirma o religioso.

A programação franciscana que diariamente inicia a partir das 5h tem o seu cume com a novena, por volta das 18h, na Praça dos Romeiros. Em números gerais a festa tem mais de 100h de missas, 50h de batizados, 85h de confissões, 10h de Via-Sacra e cerca de 15h de procissões com o Painel e São Franscisquinho.

Acompanhe a programação pelo link: https://festa.santuariodecaninde.com/.