XXII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Começa, amanhã, dia 28 de novembro de 2015,  os trabalhos da XXII Assembleia de Pastoral da Igreja de Fortaleza com o tema “A Igreja em saída: uma conversão pastoral” e lema “A alegria do Evangelho”. Cerca de 160 delegados das regiões episcopais, organismos, pastorais e movimentos da Arquidiocese participam doevento.

Data: 28 e 29 de novembro de 2015.XXII-Assembleia-Arquidiocesana-de-Pastorali

Local: Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha)

Tema: “A Igreja em saída: uma conversão Pastoral”.

Lema: “A Alegria do Evangelho”.

Objetivo: Elaborar o Plano Arquidiocesano de Pastoral para o quadriênio 2016 – 2019 em sintonia com as DGAE da CNBB Nacional e Regional.

Presidência: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo

• PROGRAMAÇÃO

DIA 28, SÁBADO

8h – Café

8h30min – Oração de abertura (equipe de liturgia)

9h – Acolhida e apresentação dos participantes

9h15min – Palavra do arcebispo

9h30min – Prioridade 1 da CNBB NE 1: Fortalecimento e criação de Comunidades em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade (Frei Jesus – iluminação com experiências das Regiões Episcopais).

10h15 – Lanche

10h45 – Trabalho em grupo – Tendo em vista a Prioridade 1, propor ações arquidiocesanas (projetos) para:

1. Dinamizar a Iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal em nossas paróquias e comunidades e priorizar a Palavra de Deus através de diferentes metodologias: Círculos Bíblicos, Leitura Orante, Escolas Bíblicas.
  2. Programar Missões de evangelização territoriais e pessoais em vista de formação de novas comunidades.

Obs.: Cada grupo propõe uma ou duas ações para cada item.

11h30min – Apresentação das propostas dos grupos

12h – Almoço

13h45min – Animação, Oração (Equipe de Liturgia)

14h15min – Prioridade 2 da CNBB NE 1: Caráter social de toda a ação da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade (Pe. Almir – iluminação e doutrina).

15h – Lanche

15h30min – Trabalho em grupo – Tendo em vista a Prioridade 2 da CNBB NE 1 e  o Jubileu da Misericórdia e o cuidado com a casa comum, propor ações arquidiocesanas (projetos) para:

1. Estudar a Doutrina Social da Igreja visando à formação de Fé e Política;
  2. Dinamizar a missão permanente para o anúncio do Reino em defesa da vida;
  3. Identificar e integrar (ou criar) as ações e serviços eclesiais na defesa da vida em nosso Semiárido Cearense rural e urbano.

Obs.: Cada grupo propõe uma ou duas ações para cada item.

16h15min – Apresentação das propostas dos grupos

16h45min – Oração final (Equipe de Liturgia)

DIA 29, DOMINGO

8h – Café

8h30min – Oração (equipe de liturgia).

9h – Apresentação da síntese das ações (projetos) propostas nos trabalhos de grupo das Prioridades 1 e 2 e votação (Pe Ivan).

10h30min – Lanche

11h – Santa Missa

12h – Almoço

LEVADOS PELA CARIDADE DE CRISTO

Rezemos para que a nossa Assembleia possa definir o próximo Plano de Pastoral para os próximos 4 anos de vida e missão em nossa centenária Arquidiocese.

Informações (85) 3388-8701, (85) 3388-8703

Uma resposta

1. Será um Momento muito rico. Rogo a Deus que envie o seu espirito sobre todos nós, para que possamos fazer um Planejamento a Luz do Evangelho.