Região Nossa Senhora da Assunção promove II Simpósio Bíblico

No próximo dia 02 de setembro a Região Nossa Senhora da Assunção promoverá o II Simpósio Bíblico com o tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” Sb 1, 1-6,21. O evento reunirá mais de 450 inscritos vindos das 15 paróquias e área pastoral da região, entre eles agentes de pastorais e fieis que desejam participar do momento formativo. A Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro Carlito Pamplona, sediará o encontro que contará com assessoria de religiosos do Instituto Nova Jerusalém.

Para Ana Cristiana, coordenadora da 3ª urgência da região: “é um momento singular para a caminhada da urgência na região, pois através do conhecimento adquirido nas formações, os agentes de pastorais poderão melhor servir em suas paróquias”. Para esse II Simpósio a programação conta com palestras, oficinas, momentos de animação e terminará com a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Episcopal, Frei Jesus Mauleón.

Como de práxis na região, a coordenação preparou rotas de ônibus passando pelas paróquias para melhor facilitar o deslocamento dos participantes. No local do evento será servido lanche e almoço: Rota 1 (Granja Portugal, Conjunto Ceará e Genibaú), Rota 2 (Antônio Bezerra, Parque Rio Branco, Jardim Iracema e Álvaro Weyne), Rota 3 (Pio Saraiva, Quintino Cunha, Vila Velha e Nova Assunção), Rota 4 (Cristo Redentor e Pirambu) e Rotas 5 e 6 (Barra do Ceará).

O Simpósio é o caminho natural que trilhamos para maior participação dos agentes de pastorais na Escola de Formação da Região que esse ano iniciará dia 11 de setembro com termino na segunda semana de dezembro, na Igreja do Carlito Pamplona.

I Simpósio Bíblico
Foi realizado nos dias 02 e 03 de setembro de 2017, na Igreja São José, da Paróquia São Pedro e São Paulo, e contou com a participação de 225 pessoas vindas de todas as paróquias e área pastoral da região. Teve a coordenação de Pe. Evaldo Carvalho e Ana Cristiana, assessoria de Irmã Aila Pinheira, religiosa da Nova Jerusalém e participação de Irmã Juliana, assessora da IVC da região.

Escola de Formação
A escola teve inicio há 18 anos com o antigo Setor V da Região II. Já participaram quase  3 mil agentes de pastorais ao longo de sua história. Conta com formação na área de introdução aos livros sagradas, evangelhos, liturgia, mariologia, cristologia, eclesiologia, missão entre outros temas. Está vinculada a Terceira Urgência e conta também com uma equipe própria. Dessa escola temos como um dos vários frutos, a “Escola fé e vida” da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, fundada há 04 anos.

Alex Ferreira – Região Nossa Senhora da Assunção