História de Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

História de Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha

Há 131 anos, em 22 de abril de 1886, nascia o pároco Sobralense que mudaria a história de devoção do povo de Redenção com a construção da Capela ao Pé da Serra, Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha. Luis Gonzaga Sótero e Caio era seu nome, foi levado à Pia Batismal da Igreja do Rosário, em Sobral, no dia 24 de junho de 1886. Filho de Cassiano Mendes Rocha e Francisca Cândida de Carvalho Rocha (sua mãe era conhecida por D. Mocinha).

Foi vigário de Redenção Ce por 12 anos e 06 meses, de 01 de setembro de 1911 a 21 de janeiro de 1924, quando foi transferido para Fortaleza, por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza. No pé da serra, em Redenção deixou construída a linda Capela de Santa Rita de Cássia, devoção de que ele foi propagador até a morte.

A construção da capela começou em 1917, ano em que ele iniciou no mês de Setembro o Novenário, mais conhecido como Festejos ou Festa de Santa Rita, que faz parte do calendário da cidade até os dias atuais e para alegria dos devotos de Santa Rita de Cássia agora em 2017 celebra-se o “Centenário dos Festejos de Santa Rita”, Co-Padroeira; Monsenhor Luiz Rocha, foi a Roma com arcebispo de Fortaleza na época, visitou a cidade de Cáscia na Itália, perdendo o passaporte durante a viagem pediu a Santa Rita que intercedesse por ele, graça alcançada retornou ao Brasil já trazendo a Imagem da Santa e cumpriu promessa mandando construir uma Capela em estilo gótico.

Na página página da Paróquia de São João Batista em Acarape verifiquei que foi o responsável pela construção da mesma. Foi também o idealizador do Instituto Josefino e cura da Catedral Metropolitana de Fortaleza, de 1925 a 1949. Faleceu aos 63 anos, em 11 de Setembro de 1949. Monsenhor Luiz de Carvalho Rocha também era da familia do Colégio Christus!

Por Luzienne Souza

Compartilhe

Subir

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Festa dos Arcanjos receberá 12 mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate

DNJ 2019 retoma temática da Campanha da Fraternidade sobre Políticas Públicas

Festa de São Francisco na Comunidade do Planalto Itaperi

Em reunião com o Papa, presidência do Celam fala sobre novas perspectivas da entidade

Amor irrestrito e solidário


QR Code Business Card